quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bem-vindo ao velho, violento e divertido oeste! (Kelly Santos)


Eu gosto muito de livros diferentes, que fujam do lugar comum que virou a literatura de hoje em dia. Por muito tempo tenho lido coisas tão parecidas que cheguei a pensar que estava lendo o mesmo livro. São sempre as mesmas fórmulas: sexo, romance água com açúcar, vampiros, adolescentes com poderes, super detetives etc... Então há algum tempo venho procurando por títulos com temáticas diferentes e inovadoras e eis que um dia após comprar um livro ganhei um marcador de paginas bem diferente que parecia uma caveira, mas depois, ao analisar com calma, reparei que eram duas silhuetas masculinas com armas em punho, com a lua cheia ao fundo. Era a propaganda do livro "Os irmãos Sister"  de Patrick deWitt.

Logo de cara fiquei interessadíssima e comprei o livro, que se revelou uma grata surpresa.

Nossa Avaliação - 8.0
A historia se passa em 1851, no velho oeste americano, em uma uma época em que tudo era muito difícil, as distâncias eram maiores, o calor mais intenso, o frio mais cruel e os homens mais insanos. Qualquer desavença era tomada como afronta à honra, o que justificava até mortes. Era também a época da louca febre do ouro, que fez com que muitos se entregassem à cobiça e à loucura, transformando o estado da Califórnia em um amontoado de gente gananciosa e disposta a tudo por umas pepitas douradas. E é daí que vem a pitada de humor bem ácido e sarcástico: uma crítica à maneira como a ganância consome as pessoas.

Eli é o irmão mais novo dessa dupla de irmãos, que também conta com o mal-encarado Charlie, e é ele quem conta essa historia de dois irmãos muito diferentes. Eli é calmo, pensativo, bondoso e caridoso; enquanto Charlie é violento, cabeça quente, maldoso, frio e alcoólatra. Eles trabalham como assassinos profissionais sob o comando do cruel, ganancioso e trapaceiro Comodoro, que sem explicar bem ao certo seus motivos, simplesmente ordena que eles matem quem bem entender. 

Para cumprir as ordens do chefe, em um desses "trabalhinhos", os irmãos vão a São Francisco para resgatar um item roubado de Comodoro e para punir o ladrão. Mas como não poderia deixar de ser, nem tudo é o que parece, e a historia se desenrola em torno dessa viagem e, conforma a narrativa avança, temos um vislumbre do passado dos irmãos: do pai abusivo, alcoólatra e violento ao extremo, e de como e por que os dois entraram para a vida do crime.

Li o livro em apenas 3 dias, pois a narrativa flui e é praticamente impossível parar! Me apaixonei pela historia e tive ataques de riso dentro do ônibus, porque, apesar do tema violento, o livro conta também com umas tiradas bem divertidas narradas com o humor ácido do ponto de vista de Eli.

O livro foi lançado em 2011 pela editora Planeta e é pequeno (tem somente 208 paginas), e como eu já deixei claro, AMEI a capa, achei bem criativa, e o fato da editora Planeta ter mantido a capa original foi ótimo, pois tem umas capas que nada tem a ver com a historia. 

O livro foi bem aceito pela critica internacional e foi indicado a alguns prêmios como "Man Booker Prize 2011", "Scotiabank Giller Prize 2011" e "Rogers Writers Trust Fiction Prize 2011", o qual ganhou. Além de outras indicações importantes, o livro também concorreu ao prêmio "Walter Scott Prize 2012" por melhor livro de ficção. 

Eu, com certeza, recomendo.

7 comentários:

  1. O livro parece ser muito legal mesmo, já tinha ouvido gente falar dele e fiquei interessado agora que você o elogiou tanto!
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Gabriel, eu achei a historia muito legal, vale a pena ser lido. Abraços.

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro, parece interessante, Kelly!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, esse livro foi um achado, eu tava mesmo muito afim de ler algo diferente, e esse livro é justamente isso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Outro livro Belíssimo sobre velho oeste se chama: O Herói Anônimo, do autor brasileiro Renan Rangel, publicado pela a Editora Baraúna, vale a pena conferir.
    http://www.editorabarauna.com.br/o-heroi-anonimo.html

    ResponderExcluir