sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A volta do Czar (Carla Cristina Ferreira)


Sou uma curiosa nata, principalmente em se tratando de livros e sempre tive a curiosidade de ler os livros de Steve Berry, mas sempre tive aquele medo de dar R$ 50 ou R$ 60 em um livro assim no escuro. Sendo então os livros dele publicados pela Record e com quase 500 páginas, já viu que não seria barato, né? Graças aquele que inventou o e-reader porque agora posso baixar esses tijolos sem peso no bolso.

Nossa avaliação - 7.5
Steve Berry tem vários livros publicados aqui no Brasil, grande parte com um mesmo personagem, seguindo a linha Dan Brown, mas como eu queria experimentar escolhi um “romance avulso” e o felizardo foi “A Profecia Romanov”.  Neste “pequeno romance” de 448 páginas nos encontramos em solo russo, próximo de 1916 inicialmente, quando Rasputin faz uma sinistra profecia de que se ele for assassinado por algum membro da família real, o império dos Romanov teria fim e a dinastia se perderia na história até que o corvo e a águia viessem em seu auxílio.

Quase um século depois, o mundo passa por um momento de euforia quando a Rússia, após realização de um plebiscito, resolve restaurar a monarquia no país; os candidatos devem ser aqueles mais próximos a Nicolau II, último czar a reinar, antes da revolução que destronou os Romanov.

É aí que entra Miles Lord, um advogado americano que foi convocado a Moscou para auxiliar a comissão que inquire qual o melhor candidato para o ser o próximo czar. Sua função é investigar se existe algum fato que pode atrapalhar a candidatura de um dos pretendentes, até que um atentado contra sua vida coloca Miles no meio de um turbilhão de intrigas e luta pelo poder. Sua única chance é decifrar as palavras misteriosas deixadas por Rasputin há muitos anos.

O livro é bem interessante, principalmente para quem gosta de uma boa aula de História como pano de fundo. Infelizmente, eu não sabia muito sobre história russa então precisei buscar pelo Wikipédia para preencher algumas lacunas (mais curiosidade minha mesmo). Não é preciso ser um conhecedor de História para mergulhar na trama. Basicamente o livro guia o leitor pelos últimos momentos de vida da família Romanov até o sua chacina e “explicando” como seria possível a sobrevivência de algum membro da família imperial.

Gostei muito do livro, mas talvez ele pudesse sem um pouco mais curto. Gostei principalmente do fato de Miles ser negro e se destacar na multidão como um farol, pois como se misturar e fugir dos seus perseguidores quando você é o único negro em praticamente toda a Rússia? Ponto super positivo para o autor que resolveu inovar, saindo um pouco da mesmice.

Depois dessa experiência com Steve Berry, com certeza irei apostar em outros livros ao autor!

Eis outros livros publicados no Brasil:

A Sala de Ambar, Editora Record, 2003
A Profecia Romanov, Editora Record, 2004
O Terceiro Segredo, Editora Record, 2005

Série Cotton Malone
O Legado dos Templários, Editora Record, 2007
O Elo de Alexandria, Editora Record, 2008
Traição em Veneza, Editora Record, 2009
A Busca de Carlos Magno, Editora Record, 2010
Vingança em Paris, Editora Record, 2011
A Tumba do Imperador, Editora Record, 2011
O Enigma de Jefferson, Editora Record, 2012
The King's Deception (2013) – ainda sem previsão para lançamento em português

The Lincoln Myth (2014) – aguardando lançamento nos EUA



Nenhum comentário:

Postar um comentário