sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Quando a vida vira poesia (Aline Basílio)


"Métrica", primeiro livro da trilogia Slammed de Colleen Hoover, chegou às minhas mãos por indicação de um grupo de leitura. Lendo a sinopse me interessei pela história. Comecei a ler e não consegui mais me desconectar. Foi paixão à primeira vista.

Nossa avaliação - 9.0
Embalados pela trilha sonora da banda Avett Brothers embarcamos na história de Layken e Will. Layken, uma adolescente de 18 anos que, após a perda do pai, se muda para Ypsilanti, no Michigan, com sua mãe e seu irmão mais novo Kel de 9 anos. Em sua nova residência conhece Will, seu vizinho que mora na casa em frente com o irmão Caulder.

Inicialmente, Lake (como é chamada Layken pelos íntimos) não entende como irá se adaptar a um lugar como Ypsilanti. Porém, após conhecer seu vizinho, ela sabe que o futuro promete surpresas agradáveis.

Como não conhece mais ninguém na cidade, Lake pede ajuda a Will sobre a localização do supermercado mais próximo. Ele então decide ir com ela. No caminho rola um clima entre eles e ambos marcam um encontro.

Porém, em seu primeiro dia de aula na nova escola, Lake e Will se esbarram pelos corredores do colégio. Eles descobrem que ela é aluna e ele é o professor dela em sua matéria eletiva. E Will não pode perder esse emprego por ter que criar seu irmão após o acidente de seus pais. (Nesse momento a casa deles caiu e a minha também, rs).

O livro descreve como cada um deles lida com a separação mesmo convivendo como amigos. Eles desenvolvem um relacionamento muito mais forte, eles se tornam o ponto de equilíbrio um do outro. Lake não aceita a separação e fica brava. Já Will aceita com mais “facilidade” por colocar a razão à frente do sentimento.

O mais interessante do livro é que não se trata apenas de romance, a história nos relata os problemas familiares, a morte, processos de aceitação e negação, como uma pessoa é obrigada a amadurecer rapidamente diante dos acontecimentos do destino. Problemas que qualquer um de nós poderia enfrentar na nossa vida pessoal. Isso dá um toque de realidade impressionante ao livro.

Conclui a leitura em poucas horas. Comecei em uma noite porém tive que parar para dormir, mas não conseguia dormir pois não parava de pensar neles, no romance deles, no destino deles, na vida deles e em como eles poderiam resolver esse problema. Conclusão: no dia seguinte já acordei lendo o livro e fui até o final.

Totalmente emocionante! Fiquei sem fôlego com essa leitura. Chorei, ri, me emocionei muito com as tragédias que envolviam cada personagem. Foi tudo muito intenso e rápido. Enquanto lia imaginava como a autora iria resolver os fatos. E a cada segundo apareciam novos fatos que atrapalhavam o romance entre eles.

Nem preciso falar que amei os trechos das músicas da banda Avett Brothers descritos no início dos capítulos e fui conhecer mais esse som. As letras parecem ter sido escritas especialmente para o livro. Descrevem exatamente os momentos vividos pelos personagens e seus sentimentos. Sem contar os versos das poesias escritas por Will e Lake, sem palavras...

Se você ainda não leu esse livro, não perca mais tempo e engate nessa leitura surpreendente e emocionante. Vale mais do que a pena.


4 comentários:

  1. Um bom livro. Uma boa história. Mas ainda fico com o Entre o Agora e o Nunca.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gostei, mas tem partes extremamente surreais, que não vou spoilar aqui porque tem gente que ainda não leu. Eu daria uma nota 65, talvez uns 70. Comparando com outros livros do mesmo gênero, achei fraco. Mas a maioria das pessoas que leram AMARAM.

    Bjs, meninas.

    ResponderExcluir