quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Muita técnica, mas o resultado.... Surpreendente (Carla Cristina Ferreira)



Sou fã de carteirinha da série Bones e fico em casa dando risada com a falta de ‘tato’ social da Dra. Temperance Brennan. Mas foi só há alguns anos depois que descobri que a série toma emprestada a antropóloga forense dos livros de Kathy Reichs. Curiosa como sou, fui a caça de algum livro da autora, pois fiquei interessada em conhecer não apenas o trabalho da autora, mas também um pouco mais de Tempe.
Nossa avaliação - 7.5
Foi, obviamente, visitando um sebo com a Renata que encontramos por R$ 16 “Segunda-feira de Luto”, publicado pela Ediouro em 2006. Ao que parece a autora tem apenas mais dois livros traduzidos para o português. São eles: “Ossos” e “Déjà Morta”; estes publicados pela Record.

Mas vamos ao que interessa... Confesso que ao começar a leitura fiquei muito decepcionada porque esperava encontrar uma personagem mais parecida com a da série e acabei me deparando com uma pessoa completamente diferente. Mas como eu disse, os criadores da série tomaram a personagem emprestada, basicamente o nome e a profissão são as únicas semelhanças.

O livro narra a busca de Brennan em identificar três ossadas encontradas enterradas no porão de uma pizzaria em Montreal. O problema é que os ossos parecem ser bem antigos, mas a intuição da antropóloga diz que esses ossos têm mais a dizer e que o responsável pela morte de três adolescentes pode ainda estar à solta.

Do início até bem depois da metade do livro, a história é um saco, perdendo-se muito em explicações cientificas sobre ossos, carbono 14 e estrôncio, mas depois o livro dá uma reviravolta e fica realmente interessante e empolgante. Tirando algumas situações que não acrescentam muito no desenrolar da trama - como a morte de uma velhinha (a justificativa ainda não me convenceu até agora), o surgimento/desaparecimento/aparecimento de uma amiga e a invasão ao apartamento de Brennan -, a partir de um determinado ponto ela passa a guiar o leitor para um caminho inesperado.

Apesar de a guinada final ser imprevista (não pensei mesmo que a história fosse levar para outro rumo), ainda há um quê de previsível e é muito fácil descobrir quem é o vilão da história.


No geral, o livro começou como uma decepção e acabou sendo uma surpresa. No início eu estava até questionando que não iria ler outro livro da autora, mas como já comprei “Ossos” acho que vou dar mais uma chance a ela. Vai que me surpreendo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário