segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prior, um nome de poder (Aline Basilio e Carla Cristina Ferreira)


Para falar de "Insurgente" (Editora Rocco), precisamos, antes de mais nada, lembrar a definição desse adjetivo: que se insurge, se rebela contra algo, e é exatamente com essa imagem em mente que precisamos pensar em Beatrice Prior, ou melhor, Tris.

Para quem já leu o primeiro volume da trilogia de Veronica Roth, deve se lembrar que ao final de "Divergente" observamos que as facções estão desmoronando e após tomar difíceis decisões durante a simulação de ataque da Erudição, Tris tenta lidar com elas, mas uma parte de sua mente e também do seu coração não permite racionalizar as escolhas que fez e superá-las, principalmente após a perda de sua família. Mas a luta ainda não terminou. O que será que a Erudição, mais precisamente Jeanine Matthews, está querendo com os divergentes? O que ela está escondendo e por quê?

Nossa avaliação - 8.5
Em "Insurgente", Tris tenta buscar aliados contra à Erudição,  mas as facções restantes preferem não tomar partido. Ao mesmo tempo, como divergente, ela sente que é uma peça importante para os planos de Jeanine se concretizarem, já que não pode ser controlada pelas simulações. Mas em que isso pode ajudar na luta que está por vir?

Agora denominada insurgente, Tris luta para salvar as outras facções do domínio da Erudição. Muita ação em uma aventura emocionante que nos mostrará ainda mais sobre sua personalidade e de como suas escolhas podem salvar ou destruir os habitantes desta 'nova' Chicago.

Apesar de Tris ser uma adolescente, ela encarra o mundo com os olhos de uma pessoa adulta e consciente de que é preciso fazer algo para reverter a situação atual. Mesmo passando muito tempo chorando, ela também se faz de forte, talvez por esta ser uma das características da Audácia. Na verdade, em nossa opinião, a sua aptidão para mais de uma facção é o que a torna tão consciente do seu papel; o que também atrapalha um pouco sua relação com Tobias, ou melhor, Quatro. Tudo culpa dos seus conflitos interiores a respeito de suas decisões.

O ritmo do livro é intenso, o que nos faz acelerar a leitura, pois ficamos ansiosos para saber o que irá acontecer depois, mas o que dificultou um pouco a leitura foi termos demorado a ler "Insurgente" após a leitura de "Divergente", pois esse intervalo entre a publicação de um livro e o outro faz com que se perca um pouco do conteúdo.

Quanto ao final... simplesmente inesperado e talvez um pouco revoltante, pois deixou muuuuuuito gostinho de quero mais!

Quanto à capa, achamos linda. Na verdade adoramos as três: são instigantes, misteriosas e com cores e símbolos escolhidos adequadamente para cada livro, além de ficarem lindas nas nossas estantes. Enquanto o primeiro livro foca na coragem, o segundo foca na amizade; mas qual será o foco do terceiro e último livro da série?

Em breve
A expectativa agora é por Allegiant, (que na tradução livre fica algo Leal, Fiel) será lançado nos EUA em Outubro/2013 e no Brasil ainda não há previsão para o lançamento, mas provavelmente ficará para o primeiro semestre de 2014. :´( 

Ficou curioso? Veja o que nos espera em "Allegiant":

Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria?
  
Uma surpresa preparada para os fãs da série foi o "FreeFour" que a Editora Rocco disponibilizou gratuitamente na web. Este pequeno conto, narrado pelo ponto de vista de Quatro, nos dá algumas dicas sobre sua opinião sobre Audácia e seus sentimentos por Tris. Mas para um melhor entendimento, sugerimos sua leitura após "Insurgente".

Se você gostou da novidade acesso o link abaixo para ler o "FreeFour".


Nenhum comentário:

Postar um comentário