segunda-feira, 6 de maio de 2013

O tão falado "Entre o Agora e o Nunca" (Renata Lima)


Antes do livro ser lançado, a editora fez um trabalho de divulgação tão interessante que um monte de gente já estava desesperada pelo livro. "The Edge of Never", nome do livro em inglês, começou despretensioso nos EUA. A autora - J. A. Redmerski - publicou o livro em e-book pagando com o próprio bolso e alcançou a marca de 250.000,00 em pouco tempo. Fã de J.K Rowling, Anne Rice e Neil Gaiman, a autora queria atingir ao público new-adult (ou novo-adulto, que é diferente do young-adult - jovem adulto - e retrata protagonistas acima dos 18 anos) sem recorrer a personagens e histórias sobrenaturais ou fantásticas. E, na minha humilde opinião, ela conseguiu.

Nossa Avaliação - 9.0
Com uma linguagem atual, crua e, algumas vezes até chocante para os mais sensíveis, J. A. Redmerski nos apresenta Camryn, uma jovem atormentada por uma fatalidade e vários revezes - o namorado morreu em um acidente de carro, o ex-namorado a traiu e o irmão está preso. E no meio disso tudo, Camryn tem que lidar com um trabalho que não gosta, a mãe voltando à adolescência e com Damon, o namorado da melhor amiga, Nat, revelando que sempre foi apaixonado por ela.

Sentindo-se sufocada, Camryn junta poucos pertences em uma mochila e parte em busca de uma vida mais simples, menos normal e menos complicada, pegando um ônibus rodoviário para lugar nenhum. Na sua ânsia de se afastar de tudo e de todos, Camryn não pesou os prós e contras de pegar a estrada sozinha (jovem, loira, de 20 anos, solta no mundo real) e é no ônibus para Idaho que Cam conhece Andrew e a partir daí a narração é feita pelos dois personagens principais.

Andrew está voltando para casa para ver o pai - morrendo com um câncer terminal no cérebro - e encontrar os irmãos. Inicialmente irritando Camryn com seu gosto musical - rock clássico - Andrew é um rapaz divertido e espirituoso, e, é claro, depois que ele defende Camryn de um pervertido, os dois desenvolvem uma amizade e Andrew convence Camryn a seguir viagem com ele, de carro, depois que os dois chegam à cidade onde o pai de Andrew está internado.

A viagem dos dois passa por paisagens americanas clássicas, como o Texas e Nova Orleans, mas poderia ser uma viagem para qualquer lugar do Brasil. Quem já viajou bastante sabe que chega uma hora em que as paisagens parecem sempre iguais - montanhas, mato, animais pastando, carretas na estrada - e nos identificamos com os questionamentos de Camryn e as amarras que ainda a prendem a uma vida de mágoa, sofrimento e ausência de emoções positivas.

Ao contrário de Camryn, Andrew não tem papas na língua. Ele é viajado, ele conhece diversos tipos de pessoas, ele tem aquele ar descolado e sensual. Mas Andrew também tem seus problemas. Criado por um pai extremamente machista, que não permite que os filhos chorem, que não é dado a abraços e elogios, Andrew traz suas sequelas bem escondidas. E é na estrada que Andrew e Camryn descobrirão as sequelas um do outro e tentarão se livrar do peso que todos nós trazemos nas costas, uma hora ou outra da vida.

Com uma "trilha sonora" incrível - Rolling Stones, Aerosmith, Kansas, Journey, The Civil War (que eu particularmente achei maravilhoso), Eagles e seu "Hotel California" em uma cena hilária, Bad Company entre outros mais, o livro é realmente uma viagem, não só física, como também emocional.

O que mais me surpreendeu no livro, além da história, claro, foi o preço que eu paguei na edição para Kindle. Dois dólares. Sem brincadeira! Podem clicar aqui e conferir! E para quem quer saber mais sobre o livro e sobre a autora, é só clicar aqui.

O segundo livro, The Edge of Always (provavelmente, se a editora mantiver o padrão, "Entre o Agora e o Sempre"), será uma sequência basicamente contada pelo ponto de vista do Andrew, e está com data de lançamento em 5 de Novembro desse ano nos EUA, ainda sem data marcada no Brasil, mas a capa retrata o Andrew, como vocês podem ver abaixo.




35 comentários:

  1. Comecei a ler ontem à noite por volta das 22hs e fui dormir às 2hs da manhã, mas se pudesse vararia madrugada a dentro. Leitura fácil e estimulante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ana! É muito fácil e ao mesmo tempo atual e interessante.

      Excluir
  2. Estou devorando o livro e devo acabar hj.
    Amando, me lembra um pouquinho o Belo Desastre, mas só o fato de ter dois narradores já é um diferencial. Agora será q tem necessidade de um livro só com o Andrew narrando???
    A "trilha sonora" é show de bola. Amo rock clássico! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer isso, que as músicas que eu não conhecia, eu ia procurar na internet pra ler durante o trecho e não me arrependi em nada!!!

      Agora quando ao fato de um livro pro Andrew, eu acho que ela vai resgatar o passado dele que não aparece no livro. Lembra que ele fala de uma namorada e tal... acho que ela vai buscar essa história!

      Excluir
  3. Acabei de ler o livro e me apaixonei pela história envolvente desses dois, trilha sonora realmente incrivel e protagonistas tão reais e sem frescurar que é impossivel não amar, super ansiosa pela sequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb quero muito saber o que ela vai fazer nessa sequencia!

      Excluir
  4. Hum, parece ser interessante. Fugir do trabalho que não gosta?! Como eu queria fazer isso! (apesar que o meu problema não é bem o trabalho em si). Pelo que vi também não é tão longo.
    Assim que eu me livrar do "Garota Exemplar" vou começar a lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fugir com dinheiro é mole! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  5. Ainda estou no começo, mas já estou gostando... e com vonta de esganar a ....! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. acabei de ler!!! é tanta perfeição pra um livro só !!! Estou apaixonada !! E quero essa continuação logo !!

    ResponderExcluir
  7. O livro é incrível! O flerte entre eles é encantador. O livro tem mensagens muito bonitas, de esperança e fé. E impossível não rir com eles, amei demais ... Esse casal me conquistou mesmo. E quem está começando a ler agora .... prepara o coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também está esperando ansiosamente pelo segundo, né??? KKKK

      Excluir
  8. Renata, sabe quando sai o segundo? Melhor que 50 tons, na minha opinião, li ele duas vezes! E a cena que eles finalmente ficam juntos MEU DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos Estados Unidos a data do lançamento é 7 de novembro de 2013. Ouvi dizer que a Intrínseca está prometendo lançar antes do Suma está querendo lançar aqui antes do Natal, mas isso só deve acontecer se eles já estiverem com o livro na mão para tradução...
      Acho que esse é o lançamento da versão pra Kindle. O paperback está marcado para Janeiro de 2014!
      Vamos ver..

      Bjs

      Excluir
    2. A Intrínseca não, a SUMA DE LETRAS!

      Excluir
  9. O livro é incrivel, lindo...Fui pesquisar a trilha sonora depois e me apaixonei ainda mais...Fiquei com gostinho de "quero mais" no final rs
    Estou escutando repetidamente as músicas, adorei!
    Bjos ;)

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente perfeito. O livro é apaixonante, me tornei anti-social nos dias de leitura, pq eu só queria saber de Andrew e Cam.
    Ansiosa já pela continuação, gente tenho que comentar que as capas são perfeitas... que tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah acho que todos ficaram assim até o fim do livro, Deysinha! Que bom que vc gostou!
      Bjs

      Excluir
    2. também fiquei anti-social, mas foi preciso, não queria que ninguém atrapalhasse meus pensamentos, muito menos ficar conversando de qualquer assunto.

      Excluir
  11. Esse livro é simplesmente delicioso! Não estava na minha lista de desejados, mas por impulso comprei... E de todas as compras do mês de Julho foi a minha melhor escolha! Não vejo a hora de ler essa continuação!

    ResponderExcluir
  12. O livro é PERFEITO!!! sempre choro quando leio,oq será que vai vim no próximo?? estou MUITO ANCIOSA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lançamento do segundo nos EUA é 14/01/2014!!! Aqui no Brasil acho que só 3 meses depois, Luana. Estamos aguardando novidades!
      Bjs

      Excluir
  13. Me apaixonei por esse livro e a trilha então, nem se fala...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo logo sai o segundo! (ANIMADA!)

      Excluir
    2. Mais Andrew \o/ mal posso esperar!!!!

      Excluir
    3. Gente, alguem sabe quando é o lançamento no Brasil?

      Excluir
    4. Ouvi dizer janeiro de 2014, mas a Suma não confirma nada.

      Excluir
  14. Adorei o seu post, o livro é lindo estou super ansiosa para o segundo. Você sabe quantos são ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que a autora disse só tem mais um livro, que se chama THE EDGE OF ALWAYS ou ENTRE O AGORA E O SEMPRE.
      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  15. nossa simplesmente magnífico, nenhum livro me despertou assim já li três vezes e não o canso de ler, duas vezes li no mesmo dia, li até não consegui mais, então dormi e quando acordei só pensei em terminar de lê- lo, sem palavras para descrever o que sinto quando o leio, só sei imaginar a cena, como se estivesse acontecendo comigo, choro, dou risada, canto junto, pois até algumas canções baixei para poder entender melhor, como já mencionei sem palavras, mas como diz a Dedicatória Para Amantes e Sonhadores.

    ResponderExcluir
  16. Lindo lindo lindo. Ansiosa pelo próximo, mas pelo visto não vai sair em Janeiro...
    Bjs

    ResponderExcluir