quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aluga-se corpos jovens e sadios em "Starters" (Renata Lima)



Em fevereiro desse ano, um dos meus amigos do Skoob (Lucas Lima) fez uma resenha do livro "Starters" e publicou quando eu estava online. No melhor estilo Jair Rodrigues ("eu não tô fazendo nada, você também..."), fui conferir e achei tão interessante que no mesmo dia fui conferir se tinha o livro disponível em e-book.

Por ser mais uma distopia, confesso que fui com o pé atrás, principalmente porque abandonei o livro "Gone" do Michael Grant que tinha uma temática parecida. (Em "Gone", os adultos desaparecem, deixando crianças e adolescentes ao Deus dará; em "Starters", depois da Guerra dos Esporos, as pessoas entre 20 e 60 anos são mortas por causa dos esporos misteriosos).

Mas acho que estou me antecipando! Vamos à história do livro:

Nossa Avaliação - 8.0
A Guerra dos Esporos matou as pessoas entre 20 e 60 anos. Os menores de 20 anos e os idosos foram vacinados antes por serem considerados "grupos de risco" e portanto, foram inoculados contra os esporos. Agora, anos depois da Guerra, os idosos são os "Enders", em sua maioria ricos e influentes, e os jovens são os "Starters". Se fossem traduzir, seria algo como Veteranos e Iniciantes (ainda bem que não traduziram!).

Callie é a personagem principal do livro. Ela é uma Starter que vive se escondendo em prédios abandonados e sobrevive de pequenos delitos juntamente com seu amigo Michael e seu irmão mais novo, de saúde debilitada, chamado Tyler. 

E é por causa das constantes doenças de Tyler que Callie resolve procurar a Prime Destinations, uma empresa que funciona na ainda chique Beverly Hills e que 'aluga' corpos de Starters para Enders ricos utilizando-se de equipamentos altamente sofisticados que mantém os Enders em um estado de semicoma e os Starters acordados através de um micro chip implantado na nuca. Desta forma, os Enders têm controle dos corpos e das mentes dos Starters.

Mas no meio do contrato de aluguel, algo dá errado e o chip de Callie apresenta problemas. Ela consegue se manter lúcida como ela mesma alguns momentos do dia e em outros momentos simplesmente apaga, dando lugar à Helena, a Ender que alugou seu corpo disposta a cometer um crime que pode levar Callie para a prisão e até mesmo condená-la à morte.

Disposta a descobrir tudo que pode sobre a Prime Destinations e o por quê do ódio de Helena contra a pessoa que ela quer matar, Callie se envolve em uma trama de conspirações, mentiras e, é claro, romance com o jovem Blake.

O livro é bom, não posso negar, mas nos deixa com muitas perguntas sem resposta! Outra coisa que me incomodou um pouco foi o fato de Callie ter prontamente abandonado o irmão e o amigo para ficar um mês vivendo na mansão da Ender Helena. Claro que ela se preocupa e envia uma pessoa para ajudar os dois, mas sei lá, não engoli.

Quanto a temática, é extremamente interessante. Quem não quer viver para sempre em um corpo jovem, bonito, sadio? É claro que essa "conveniência" tem um preço, mas e se você pudesse pagar para ser eternamente jovem. (Forever young, I want to be forever young, do you really want to live forever? Forever, forever...)

A não-conclusão do mistério em torno da Prime Destinations e seu idealizador deixa um gancho extremamente perturbador para o próximo livro, "Enders", com previsão de lançamento em 07/01/2014 nos Estados Unidos, ainda sem data de lançamento no Brasil.

2 comentários:

  1. Sabe que me interessou depois que li sua resenha.
    Me lembrou o filme do Justin Timberlake "In Time".
    Qdo acabar a minha lista, quase sabe não pego esse tb! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro desse filme... tem um quê dele sim! Acho que vale a pena.
      Bjs

      Excluir