segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um novo mundo, o Subterrâneo (Aline Basilio)




Nossa avaliação - 7.5
Essa é mais uma distopia criada pela autora de "Jogos Vorazes". Devido ao sucesso dessa trilogia, resolvi encarar essa nova série de Suzanne Collins.

Gregor é o filho mais velho de três irmãos, sendo o único menino. Sua mãe trabalha durante o dia e ele toma conta de suas irmãs e sua avó. Seu pai está desaparecido ou morto, ninguém sabe. Desde o “desaparecimento” de seu pai, Gregor não se permite pensar no futuro ou fazer planos, nem ter esperanças.

Um determinado dia, Gregor vai à lavanderia com sua irmã (Boots) para lavar as roupas da casa e quando percebe, sua irmã está engatinhando para trás de uma lava-roupas. Indo ao encontro de sua irmã, ambos são sugados.
Após passarem por uma espécie de "portal", Gregor e Boots (sua irmã caçula) se encontram em um mundo subterrâneo e descobrem baratas, morcegos e ratos gigantes convivendo com um grupo de habitantes nomeados Subterrâneos.

Em uma tentativa de fuga, Gregor e Boots são salvos por Mareth, Perdita, Henry e Luxa e seus morcegos de dois ratos gigantescos, Shed e Fangor. Após a luta, os irmãos são levados à Regália (uma cidade subterrânea), onde Vikus parece ser um "presidente".

É nesse momento que Gregor entende porque os Subterrâneos o mantiveram em Regália. Eles acreditam que Gregor é o guerreiro que os salvará da guerra que está por vir contra os ratos, guerra essa descrita em uma das profecias escritas por Bartholomew de Sandwich. Essa profecia revela a Gregor uma surpresa.

Será que ele irá se tornar o Guerreiro da Superfície que a profecia revela? E o que será essa surpresa? Isso não poderei revelar, pois caso você se interesse em ler o livro, eu estragaria tudo.

Confesso que após a leitura da trilogia "Jogos Vorazes", essa série de Suzanne Collins não me entusiasmou muito. Mas, como aprendi com minhas amigas Carla e Renata, continuarei lendo para desvendar novos mistérios.

Os livros são publicados no Brasil pela Editora Galera Record e as continuações são: "Gregor e a Segunda Profecia" (2010); "Gregor e a Profecia de Sangue" (2011); "Gregor e as Marcas Secretas" (2012); e o último, "Gregor e o Código da Garra" (ainda não publicado no Brasil).


4 comentários:

  1. Acabei de ler hoje e estava conversado cm a Carla. Eu gostei d livro, só achei muito surreal um garoto de 11 anos ter aquele tipo de atitude, mesmo que Gregor seja um menino mas maduro que os da idade dele!

    Quer ler a continuação!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, eu tenho os outros. Se quiser, posso emprestar.

      Excluir
  2. Engraçado como realmente não me entusiasmei... uma pena. Mas é isso aí, tem que continuar mesmo!!!

    ResponderExcluir