sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cuidado com o que você deseja (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 6.0
Nesse final de ano, lembrei de um livro que eu ganhei ano retrasado: "Trocas Macabras" do mestre Stephen King. É um livro raro e para se ter uma ideia, o preço dele no sebo Estante Virtual varia entre R$170 e R$210.

O livro conta a história dos moradores de uma pequena cidade que já foi várias vezes visitadas pelos leitores esfomeados de Stephen King (nos quais me incluo) chamada Castle Rock e da inauguração da loja Needful Things, na tradução do livro "Coisas Necessárias" e na do filme "Objetos de Desejo", uma loja de antiguidades que tem objetos para todos os gostos. 

O problema com o dono e vendedor da loja, Leland Gaunt, é que ele parece saber o que as pessoas precisam, antes mesmo que elas saibam, e conhecer a história de vida de casa morador e tudo que acontece na pequena Castle Rock, inclusive as coisas que acontecem entre quatro paredes. Quando alguém adquire um objeto da loja, Leland o vende por um valor irrisório, mas em troca pede sempre um favor: o comprador deve pregar uma peça em uma pessoa escolhida por Leland. 

O que começa como um favor aqui outro ali vai crescendo de forma incontrolável e as pessoas começam a ser jogadas umas contras as outras criando um ambiente de instabilidade, rancor, ódio e muito medo. Um barril de pólvora, pronto pra explodir (perdoem-me o clichê).

O problema do livro é que a narrativa se arrasta na maior parte das 558 páginas, as letras miúdas incomodam os olhos e ler à noite (principalmente para os míopes como eu) é um martírio, quase um autoflagelo! Mas nas 170 páginas finais o livro dá uma acelerada e vai a toda para um final... mirabolante demais.

Infelizmente a maestria criada nessas 170 páginas não foi recriada no final do livro, que é extremamente confuso, destoante, estranho, enfim, talvez ele estivesse viajando nas drogas nessa época, porque talvez uma viagem de LSD explique o final.

Em 1993, Fraser Clarke Heston dirigiu o filme. Também não é nenhuma obra-prima, mas transmitiu bem o clima tenso que se instalou na cidade e as desavenças entre os moradores.

Vale a pena conferir. Para quem tem Netflix, está disponível lá! 

2 comentários:

  1. O Stephen me causa arrepios, sabia? E olha que sempre gostei de terror, mas sei lá ele parece muito intenso, acho que vou ler algo dele pra ter certeza, rsrsrs.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir