sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Afetação social em Emma (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 7.5
Antes de mais nada, porque não quero apanhar dos fãs de Jane Austen, tenho certeza de que a autora tem livros bem mais interessantes do que esse, como é o caso de "Orgulho e Preconceito".  "Emma" é um livro extremamente descritivo e com uma grande quantidade de personagens que às vezes se confundem entre si. 

A história se passa na Inglaterra do século XIX, em um vilarejo onde todos se conhecem e é a fofoca quanto a vida amorosa dos jovens que parece mover o local. 

Emma é uma personagem um tanto irritante por ser caprichosa demais, sempre não vendo o que está bem debaixo do seu nariz. Ela é fútil e manipuladora, cheia de preconceitos. É uma nobre mimada que não quer se casar e passa seus dias dando uma de casamenteira, arrumando bons partidos para suas amigas ou sua governanta Miss Taylor.

A partir do casamento da governanda com o senhor Weston, Emma se empolga e fica determinada a casar sua amiga Harriet - a quem ela coloca em várias enrascadas - com o vigário, Sr. Elton, que acaba se apaixonando por Emma. 

Outro personagem interessante é o senhor Knightley. Porque se Emma tivesse um anjinho e um diabinho pendurados no ombro, com certeza ele seria o anjinho, aquele que chama a atenção para o que está errado, que faz reflexões sobre a natureza humana, que dá as lições de caráter. 


E assim a história se desenvolve, nos revelando uma Emma mimada, espirituosa e com atitudes um tanto imaturas, que acaba sendo o retrato de uma sociedade da época, onde as mulheres eram criadas para serem donas de casa, esposas, mães e cuidadoras da vida alheia. E o interessante nesse livro é que, ao mesmo tempo em que retrata uma sociedade real, tem um tom sarcástico que é característico das obras de Jane Austen.

Como a maioria dos livros de Jane Austen, "Emma" já teve várias adaptações, sendo a mais recente  a série da BBC em 4 episódios que ainda não tive a oportunidade de assistir. Já o filme com a Gwyneth Paltrow, de 1996, é uma adaptação bem mediana com interpretações extremamente caricatas e exageradas. Mas como sempre passa na TV a cabo, vale a pena conferir. 

Um comentário:

  1. Pelo jeito você gosta de livros com adaptações, eu também gosto, mas prefiro ver para depois ler :)
    Ótima dica :)
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir