quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O final de vidro (Carla Cristina Ferreira)



Chegou a hora de finalmente dar por encerrada mais uma trilogia: “Os Instrumentos Mortais”. Há pouco tempo já havia falado dos dois primeiros volumes da série: “Cidade de Ossos” e “Cidades das Cinzas”, agora é a vez de “Cidade do Vidro”.

Nossa avaliação - 7.0
No último volume de Cassandra Clare, encontramos nossos protagonistas Clary e Jace se preparando para irem para a cidade de vidro, como é conhecida Alicante, a cidade dos caçadores das sombras. Apenas uma semana se passou de um livro para o outro (o que é ótimo) e ao que parece a guerra entre os caçadores das sombras e o exército de demônios de Valentim é inevitável.

A questão agora é decidir se vale a pena entrar em uma guerra onde as chances de vencer são pouquíssimas ou se a Clave irá se submeter à vontade de Valentim agora que só falta para ele o último instrumento mortal: o Espelho Mortal. Talvez a única forma de derrotá-lo seja unindo as forças dos caçadores das sombras com as dos seres do submundo. Mas será que a Clave aceitará essa parceria?

No meio de toda essa confusão Clary ainda não sabe lidar com os seus sentimentos pelo seu irmão Jace e apesar de Simon ter “saído de cena” como par romântico, Sebastian resolveu tomar seu lugar, deixando-a sem chão.

Lidar com o eminente ataque de seu pai, o coma de sua mãe, a mudança de Simon (o único vampiro que anda a luz do dia), os sentimentos de Luke por sua mãe, seus novos poderes... Tudo isso deixa Clary vulnerável, fazendo com que a avalanche de seus sentimentos, a leve a sucumbir hora aos encantos de Jace ora aos de Sebastian.

No geral, achei todo o livro muito previsível. Estava mais do que óbvio que os eventos iriam transcorrer como aconteceram. Apesar de o livro ter um fecho, algumas pequenas pontas ficaram soltas o que possibilitou a autora escrever mais uma série de TRÉS livros, fazendo com a série “Os Instrumentos Mortais” deixe de ser uma trilogia.

O primeiro livro, ou melhor, o quarto livro, intitulado “Cidade dos Anjos Caídos” foi lançado em setembro aqui no Brasil. Já o quinto livro “Cidade das Almas Perdidas” foi lançado lançados nos Estados Unidos em maio deste ano, mas ainda sem previsão de lançamento no Brasil; enquanto que o sexto e último (será?), “Cidade do Fogo Celeste”, está previsto para ser lançado nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2013.

Confesso que não estava com planos de seguir com a série (iria acabar no final da suposta trilogia), mas a nossa fã  nº 1 fez-me o grande favor de me presentear com o quarto livro. Então, aguardem que no ano que em terei mais resenhas de “Os Instrumentos Mortais” para vocês!


2 comentários:

  1. kkkkk. Era um presente de grego. É que sei que vocês duas (Carla e Renata) não abandonam as séries mesmo sabendo que são ruins.
    Mas acho que ano que vem vou pegar o primeiro livro dessa série para ler.

    ResponderExcluir