segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Supernatural + Star Wars + Harry Potter = Cidade dos Ossos (Carla Cristina Ferreira)


Em julho ganhei de presente de aniversário da fã n° 1 do nosso blog, Aline Garcia, o livro “Cidade dos Ossos”, de Cassandra Clare. Já tinha topado com ele nas livrarias, mas nunca me interessei pelo livro; então está foi uma ótima oportunidade para conhecer a autora que faz o maior sucesso nos Estados Unidos. 

Nossa avaliação - 7.0
Para quem não sabe, Cassandra Clare é o pseudônimo de Judith Rumlt e além de ter sido lançado aqui em 2010, faz parte da trilogia “Os Instrumentos Imortais”, composta ainda de “Cidade das Cinzas” e “Cidade de Vidro”, publicados pela Galera Record.

No começo achei o livro meio bobo e muito infantil, sei lá, com uma cara de Harry Potter, só que muito bobinho (não sei definir direito), além de previsível em determinados momentos, mas confesso que nas últimas cem páginas o livro me surpreendeu. 

A trama é focada em Clary, uma adolescente de 15 anos, que durante uma matinê acaba topando com Jace, um garoto de 17 anos, e seus amigos, tentando matar um menino, que na verdade é um demônio. Aí o mundo de Clary vira de cabeça para baixo ao descobrir que vampiros, lobisomens, fadas e demônios (seres do submundo) coexistentes com mundados (seres humanos) e com os nephilins (descendentes de anjos), mas mais conhecidos como Caçadores das Sombras. 

Jace, Alec e Isabelle são Caçadores das Sombras com a missão de matar qualquer ser submundo que violar o Pacto que garante a paz entre as espécies. O problema é que apenas Clary consegue vê-los. Daí em diante, sua mãe é raptada e ela precisará da ajuda desses estranhos adolescentes para encontrá-la. 

Clary é uma menina muito parecida com sua mãe e com um grande dom para desenhar; não conheceu seu pai, morto em um acidente de carro. Enquanto Jace é um rapaz com cara de anjo, mas língua afiada e muito arrogante, que foi criado pelo pai, até presenciar o seu assassinato. 

Regado de fantasia e aventura, o livro tem uns poucos momentos engraçados e por trazer ao mesmo tempo várias figuras fantásticas me lembrou muito Supernatural, mais ainda por ter um grupo de pessoas que possui a missão de destruir esses seres do mal. E também me lembrou um pouco de Harry Potter e da fixação de Voldermort nas pessoas que ele considerava mestiços. 

Mas serão todos seres do submundo realmente malvados só porque são diferentes ou porque não são puros? 

Fica claro, logo de cara, que Clary é uma deles e que sua mãe escondia um grande segredo blá blá blá, e de repente a gente percebe um clima entre ela e Jace, e lá vamos nós em mais um triângulo amoroso onde dois caras brigam pelo amor da mocinha. Até que buummmm algo inesperado acontece e muda todo o rumo da história. 

Em um momento específico do livro, me lembrei de Star Wars, de Luke e de Léia, mas só lendo para entender. 

Apesar de no geral eu ter considerado a história fraca eu gostei muito da reviravolta que a autora deu à trama e que me fez reconsiderar a possibilidade de dar uma chance à trilogia. 

Mas se querem a minha opinião, não é o tipo de livro que valha a pena pagar R$ 40,00 na livraria. Por exemplo, achei o “Cidade de Vidro”, o livro 3, por R$ 20,00 no sebo. Agora só falta achar o “Cidade das Cinzas” também por um precinho camarada. 

Ah, e para quem ainda não sabe, os direitos do livro já foram vendidos e as filmagens já começaram. O papel de Clary ficou ao cargo de Lily Colins (Espelho, Espelho Meu) e de Jace com Jamie Campbell (Sweeney Todd - o barbeiro demoníaco da Rua Fleet). A previsão de lançamento é em 23 de agosto de 2013.

Até lá hehehe ; -)

2 comentários:

  1. Carlinha, que bom que o livro não foi todo perdido e você até quer ler a trilogia toda.
    Aeeeeeeeee!
    E quanto ao filme, esse eu acredito ver.

    Ah, já ia me esquecendo. Obrigada pelo "fã nº 1", adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vc tinha alguma dúvida de que é nossa fã nº1????????

      Excluir