quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Uma época de turbulência e descobertas (Renata Lima)


"A Vida Secreta das Abelhas" de Sue Monk Kidd se passa no verão de 1964, quando a briga pelos Direitos Civis estava no auge e Martin Luther King Jr. era a voz que impelia os negros a lutarem por direitos iguais e melhores condições de vida.
Nossa Avaliação - 9.0
A personagem principal, Lily, tem 14 anos e sua vida é baseada em uma só premissa: a perda da mãe, ainda criança e consequentemente o constante ressentimento e amargura do pai, que vive a maltratá-la.

No dia de seu aniversário Lily é levada à cidade por Rosaleen, a empregada negra da casa que quer tirar o título de eleitor para votar nas próximas eleições, mas meio do caminho, elas encontram homens que hostilizam Rosaleen.

A empregada cospe nos sapatos de um homem e é surrada e presa. Revoltada com a inércia do pai em relação ao fato, Lily vai ao hospital para onde Rosaleen foi levada e a liberta. As duas fogem.

No meio das poucas coisas que Lily tinha da mãe, havia uma foto de uma Virgem Maria negra com a indicação de uma pequena cidade chamada Tiburon. Em meio à fuga, Lily e Rosaleen chegam a um armazém onde um homem revende potes de mel com uma Virgem Maria negra no rótulo. Elas seguem até a casa das três irmãs que fabricam o mel: May, June e August Boatwright.

Para serem acolhidas pelas irmãs, elas inventam uma história e August, a irmã mais velha, se compadece delas e lhes dá um lugar para ficar com a condição de que irão trabalhar em troca de dinheiro. Tanto Lily quanto Rosaleen dizem nunca ter vistos negras tão cultas, bem-vestidas e que têm sua própria casa e negócio.

É na fazenda das irmãs Boatwright, entre o trabalho com as abelhas e a convivência com as irmãs e com Rosaleen, que Lily descobrirá mais sobre si mesma, sobre sua mãe, sobre a vida e sobre um país em trasição, cheio de ódio, intolerância e ao mesmo tempo luta e esperança. Lá ela também conhece o amor, a força da amizade, a ignorância do preconceito.

Em 2008, o filme produzido por Will Smith e sua esposa Jada Pinkett Smith "A Vida Secreta das Abelhas" trouxe um elenco maravilhoso contando essa linda história, com algumas alterações.

De todas as alterações, a mais gritante é o fato da história ser mais sobre a perspectiva de Lily sobre o mundo em transformação que a cerca e da relação dela com as irmãs Boatwright, enquanto o livro foca mais no drama interno de Lily em conviver com o vazio e a culpa deixados depois da morte da mãe.

Lily é interpretada por Dakota Fanning, August Boatwright pela maravilhosa Queen Latifah, June pela talentosa Alicia Keys e Rosaleen pela revelação Jennifer Hudson. Para mim, Sophie Okonedo rouba a cena como a deficiente intelectual May Boatwright e Paul Bettany faz o egoísta e ressentido T. Ray Owens, pai de Lily.

A trilha sonora do filme é realmente impecável, como diz a reportagem do portal G1 que compara um pouco o livro ao filme. Clique aqui para ler.

2 comentários:

  1. Acho que pelo título, nunca leria, mas pela história sim.
    Tentei acessar o link, mas não consegui. Depois me passa o link da sua matéria para eu ler, por favor?
    Bjnhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, o link está ativo... a reportagem não é minha kkkkk eu digitei errado "f" em vez de "d".

      veja se consegue por aqui:
      http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1257633-7086,00.html

      Excluir