segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Desvendado o mistério de Stonehenge (Carla Cristina Ferreira)


Já falamos aqui de Bernard Cornwell e “As Crônicas de Artur”, agora não vamos falar de nenhuma série, mas sim de um livro específico: “Stonehenge”, publicado em 2008 pela Editora Record

Nossa Avaliação - 7.5
Apesar de ter sido lançado originalmente em 1999, levou mais de dez anos para o livro chegar em terras tupiniquins. Um romance que contém as já conhecidas características de Cornwell: batalhas, sangue, emboscadas e traições. A trama se passa na idade do bronze, em torno de 2000 a.C. e tem como tema central a construção de um grande templo que honre o deus sol (Slaol) e a deusa lua (Lahanna) em um só lugar. 

A chegada de um estranho (carregando peças de ouro) ao antigo templo causa alvoroço na vila governada por Hengall e desperta desejos distintos em seus filhos - Saban, Camaban (o aleijado) e Lengar. Por ser o mais velho, Lengar cobiça o posto de chefe da tribo e quer usar o ouro para comprar guerreiros que o ajudem a conquistar a aldeia vizinha. Enquanto que Camaban acredita que o ouro foi enviado à aldeia pelos deuses, que desejam a construção de um novo templo. Para isso, influenciará o irmão mais novo Saban a ajudá-lo. 

A confusão começa quando Lengar decide tomar à força a chefia da aldeia e vende Saban como escravo. Daí vai surgir a sede de vingança, muitas batalhas sangrentas além de uma explicação para a construção do famoso monumento. 

Se você sempre teve curiosidade para descobrir porque e como esse grande círculo de pedra foi erigido, vale a pena dar uma olhadinha nesse romance histórico. Lembrando que a explicação de Cornwell é fictícia e que não há conhecimento de nenhum registro que comprove o objetivo dessa construção. Sua explicação, no entanto, é completamente plausível e é isso que faz com que seus livros despertem cada vez mais o interesse dos leitores, pois ele consegue transformar uma lenda, embasando-a em fatos históricos concretos e torná-la ‘real’ aos nossos olhos. 


3 comentários:

  1. E ai Carlinha, saudades... Como sempre um post interessante.
    Mais um para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nine, se preocupa não que quarta tô de volta snif snif!!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Acho que pode der uma história bem interessante...

    ResponderExcluir