sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Stefan ou Damon (Carla Cristina Ferreira)



Como prometido, demorou, mas finalmente trago os irresistíveis Damon e Stefan, da série de livros “Diários do Vampiro”, escrito por L. J. Smith. Meu interesse por estes seres sombrios em particular veio através da série de TV homônima que, confesso, comecei a acompanhar tardiamente, mas que me cativou, principalmente pela interpretação e tiradas espirituosas de Damon (interpretado por Ian Somerhalder, o Boone de Lost). 

Nossa Avaliação - 7.0
A saga dividida em quatro volumes conta a história dos irmãos Salvatore e a disputa deles pelo amor de Elena, no presente, e de Katherine, no passado em que foram criados. Ao ler o primeiro volume “O Despertar”, percebi as diferenças entre a série de TV: para começar o nome da cidade na TV é Mystic Fall’s e no livro é Fell’s Church; Elena que na TV tem um irmão chamado Jeremy (apenas uns dois anos mais novo do que ela), no livro tem uma irmãzinha chamada Margaret de 4 anos; e Damon e Stefan não fazem parte de uma das famílias fundadoras de sua cidadezinha como diz na série, mas na verdade são italianos nascidos na Renascença do século XV. Outras pequenas modificações foram feitas, mas o essencial está ali. 

A trama conta a chegada do estrangeiro e misterioso Stefan a cidade e em como Elena fica fascinada e determinada em conquistar o único homem que a ignorou na frente de toda a escola. Ao mesmo tempo estranhos ataques passam a perturbar a paz da cidade. Detalhe importante para uma Elena diferente da apresentada na série: egoísta e manipuladora e até certo ponto vingativa, com tendência a ser o centro do universo; e para os momentos em que Stefan volta ao passado para contar sua história para o leitor. 

O legal é que ao terminar o primeiro livro percebi que este só engloba na verdade dois ou três episódios, no máximo, da primeira temporada (em outubro começa a 4ª nos Estados Unidos) e fiquei me perguntando até onde os livros realmente vão e até onde os roteiristas foram para criar/complementar o universo da série, pois nas três temporadas que foram exibidas muita água já rolou. 

Nossa Avaliação - 7.0
No segundo volume “O Confronto”, Damon surge disposto a conquistar Elena de qualquer maneira, e seu
sorriso irônico e suas facetas sarcástico/bonzinho/predador começam aos poucos a predominar durante a trama seja no mundo dos sonhos, seja no mundo real: vale tudo para que Elena ceda aos seus encantos. 

Enquanto o primeiro livro é repleto de um romance água com açúcar forçado entre Elena e Stefan, no segundo sentimos o poder e fascínio que Damon começa a surtir sobre a mocinha e o próprio leitor começa a torcer um pouco para que o bad boy se dê bem no final. 

Mas o que realmente desce quadrado até aqui é o fato de “os poderes” serem capazes de transformar os nossos lindos e sedutores vampiros em animais como corvos, lobos e (pasmem) até mesmo tigres; o que pode fazer todo o sentido para a época de Bram Stoker, mas que para o século XX soa um pouco forçado demais. 

É interessante que até aqui a palavra ‘vampiro’ só foi mencionada apenas duas vezes; e em todo o momento a real essência dos nossos protagonistas fica subentendida pelos seus atos no decorrer da história. 

Nossa Avaliação - 7.5
Mas a grande reviravolta vem em “A Fúria”; e por sinal é impressionante! Confesso que em nenhum momento esperei um desfecho como este (apesar de não ser o último da série). A mudança de Elena de egoísta e interesseira para uma pessoa altruísta é de chocar; não que a mudança tenha sido abrupta, pelo contrário, ela foi tão imperceptível que eu acho que ninguém realmente esperava por isso. 

Não dá para entrar muito em detalhes para não relevar spoilers, mas basta dizer que o direcionamento deste livro e completamente diferente do que encontramos na série de TV e em como alguns personagens são o oposto do que vemos na tela. O que posso adiantar é que alguns leitores devem ficar um pouco triste, talvez, pelo desfecho escolhido pela autora. Na minha opinião, achei uma sábia decisão até mesmo para sair um pouco da mesmice dos últimos livros young adults que encontramos por aí. 

Mas como tudo que é bom, dura pouco... 

Nossa Avaliação - 6.0
Para fechar a trama, temos ainda “Reunião Sombria”, que apesar de já termos o desfecho da história no
livro anterior, vem para contar os fatos ocorridos pelo ponto de vista de Bonnie, uma das melhores amigas de Elena, seis meses depois de sua morte. 

Aqui temos uma espécie de closing forçado, pois a história faz e não faz sentido. O que faz sentido: um poder ANTIGO invade a cidade e parece ter como alvo o grupo de amigas de Elena, para ajudar a resolver os novos ataques, a própria Elena aparece em sonho para Bonnie e meio que a orienta a convocar Stefan de volta a Fell’s Church. 

Algumas peças parecem se encaixar com relação à série de TV, principalmente com relação a alguns personagens, mas o que não faz sentido foi o FINAL FINAL que a autora escolheu para o livro, tão absurdo que mesmo em um mundo de vampiros, bruxas e lobisomens (tudo junto e misturado) não consegue convencer o leitor (pelo menos não aqueles que já estão acostumados com as típicas/tradicionais histórias de vampiros). 

Na verdade o final do livro me lembrou muito a série Supernatural... é um tal de morre e ressuscita que ninguém merece. Em linhas gerais, o livro poderia acabar em “A Fúria”, mas acho que para ter o happy ending tradicional, Smith resolveu viajar um pouco na mariola para finalizar a saga. 

Para quem acompanha a saga de Stefan X Elena X Damon pela telinha, os livros nem chegam perto do universo criado para o show que, apesar de tudo, ainda é mas pé no chão do que esse último livro, que, by the way, não é o ÚLTIMO ÚLTIMO... Isso mesmo, depois de 10 anos, Smith publicou em 2009 o primeiro livro de uma trilogia intitulada “Diários do Vampiro: o Retorno – Anoitecer”. A sequencia fica por conta de “Almas Sombrias” e “Meia-noite”. 

Colocando na balança o final de “Reunião Sombria” acho que não vou encarar essa continuação da saga, principalmente depois do que li por aí, mas espero que o pessoal que leu comente aqui. Vou é continuar acompanhado a série da TV e vou ficar na torcida para o Damon ficar com a Elena, porque ele é lindo!!!! 

Os livros “Diários do Vampiro” são publicados pela Galera Record, selo infanto-juvenil da Editora Record e foi publicador originalmente em 1991, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil apenas em 2009. 





14 comentários:

  1. Confesso que só li o primeiro livro, não curti e corri deles.

    Já a série de TV, ai, o Damon ainda me mata. O humor dele e do Dean de Supernatural é muito parecido. Eles são irônicos, ranzinzas, gatérrimos e inteligentes... ai ai, homem assim não existe, mas não canso de suspirar.

    Acabei de ver o último episódio da 3a temporada e já estou passando mal esperando pela 4a.

    Ouvi muita gente falar mal dos livros, mal MESMO! Até me surpreendi com sua nota 7,0 para o 1o livro. Eu daria 5,0! SOU MÁ!
    kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu tenha deixado me levar pelo universo da série, que nem chega perto dos livros. Mas achei os livros bonzinhos...
      É claro que sou completamente apaixonada pelo Damon! ELE É O CORAÇÃO E A ALMA DA SÉRIE!
      Mal posso esperar pela 4º temp!!! \o/

      Excluir
  2. Acho que esses aí não entrarão na minha listona.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  3. aff tipo nada contra a Julie ou a autora do livro, mais matar o Stefan hoje foi demais sou delena de corpo e alma mais torço mais muito mais por Damon/Stefan defan ressuscita logo o irmão mais novo Salvatore pq na real pisou na bola feio com Stefan pts. essa eu não esperava mesmo!!!! Super. chateada o melhor da serie é ver o amor entre os dois irmãos e esse livro maior porcaria Elena essa vadia merece ficar é sozinha e os dois Salvatore que fiquem com outras garotas menos essa pamonha da Elena!!!

    ResponderExcluir
  4. concordo! os livros viraram uma bagunça só, até o quarto dava para admitir, depois... desandou.

    ResponderExcluir
  5. Fala com quem Elena fica no final, please

    ResponderExcluir
  6. Nos livros ela termina com quem???

    ResponderExcluir
  7. Ô, gente, isso é spoiler, a gente não pode revelar isso aqui! kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Se eu estiver errada, me corrijam. Mas, é verdade que a Elena termina os livros com o Stefan mesmo amando louca e intensamente o Damon, depois dele morrer???? Se for, minha nossa senhora, o livro é pior do que a série (sou cadelinha de Delena, mas isso aí com o Stefan é mancada demais). E eu só li os cinco primeiros livros, quem me contou esse final foi a minha amiga e queria saber se prossegue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser spoiler, é melhor vc acreditar na sua amiga...

      Excluir
  9. genteee eu tava louca pra comprar a saga de livros, entro em sites e sites, mas as informações são todas antigas. Entrei nesse daqui e perdi total interesse pelos livros, quase ninguém gostou! Misericórdia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Livro é algo muito subjetivo. Se você gosta do gênero, VAI FUNDO!
      Bjs

      Excluir