quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um livro realmente apocalíptico (Carla Cristina Ferreira)



Em 2010, a Verus Editora (adquirida pelo Grupo Editorial Record no mesmo ano) lançou o livro “A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo” do carioca Eduardo Spohr. Isso mesmo, um livro nacional com 586 páginas, que divido em três partes narra, como o título diz, desde início dos tempos ao fim de tudo, pela perspectiva dos anjos.

Nossa Avaliação - 5.0
Um tijolo deste, de capa dura, tinha tudo para ser um ótimo livro, mas, apesar do sucesso que obteve com as vendas e divulgação (inclusive uma entrevista do autor no Programa do Jô) o livro não me agradou. É claro, que tudo é uma questão de gosto (o Flavio adorou), mas eu esperava mais e o livro acabou sendo uma grande decepção.

Ele começa bem, tem uma premissa interessante, mas que ao longo da trama vai desgastando o leitor com os vários personagens - todos anjos com nomes muito parecidos - e com as explicações da hierarquia entre eles e as camadas (ou planos) existentes entre o inferno, a terra e o céu.

O livro gira em torno do anjo renegado Ablon que foi condenado a viver na terra, entre os humanos, até o dia do juízo final e da feiticeira que não envelhece Sharima (jura? não bastava só o anjo?). A trama ocorre em alternância entre o passado e o presente, apresentando assim o momento em que Deus, cansado do esforço da construção de sua obra, cai em um sono eterno, tendo como data para o seu despertar o fim do mundo. Até lá, a humanidade é guiada pelos arcanjos e seus subordinados, os anjos.

Na concepção do autor, os sete dias da criação resumem-se em milhões de anos e ainda hoje encontramo-nos no sétimo dia e os arcanjos, com ciúme do homem, resolvem aniquilá-lo. Assim surge a explicação (pasmem) para a destruição de Atlântida, o dilúvio e a destruição da Torre de Babel.

Para impedir a destruição dos homens, alguns anjos resolvem se virar contra os arcanjos, mas acabam sendo derrotados e banidos para a terra. Eis que entra Ablon em cena, um dos renegados.

Mas a história acaba não passando de um passeio chato pelos momentos bíblicos e históricos mais relevantes, com algumas explicações meio sem pé nem cabeça, até que nos dias atuais Ablon continua sendo perseguido pelos de sua raça, até conseguir de alguma forma salvar a humanidade de seu destino mortal. Para isso ele enfrentará vários inimigos, de Lúcifer e seus guerreiros à fúria de Miguel ('filho primogênito' de Deus que deveria guiar os homens), além de um antigo rival. Contando com a ajuda dos poucos anjos que se aliaram a seu favor, ele acabará com o reinado dos seres celestiais.

Para mim toda a história se resume a um cão correndo atrás do rabo: não se chega a lugar nenhum, poucas cenas empolgam e tudo não passa de uma encheção de linguiça, isto é, em uma história que poderia ser conta em meras 300 páginas, no máximo.


10 comentários:

  1. Esse livro eu nem me aventuro. São muitas páginas e não faz o meu gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, ainda tenho esperança que de um dia vc irá encarrar um tijolo deste amarradona... Podes crer!! kkk

      Excluir
  2. eu amei esse livro, tem tudo o q mais gosto

    suspense, muitas páginas, romance, ação, aventura e muita fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q vc gostou!! É sempre bom saber q há pessoas que apreciam ler!!!
      Como vc disse, todos os elementos estão lá, mas acho q faltou uma colinha para uni-los. :-)

      Excluir
  3. Tenho vontade de ler... Já ouvi duas opiniões diferentes sobre o livro. Uma da Carla e uma do Flávio. Vamos ver o que eu acho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser, está às ordens kkk
      Quero ver vc encarrar kkkk

      Excluir
    2. Encarei "Sussurro" em dois dias! Tô voltando à velha forma!

      Excluir
    3. Já era hora...enquanto isso não consigo sair da página 36 de "Cântico" kkk

      Excluir
    4. Já esperava isso, afinal de contas levei quase 4 anos pra ler esse livro até o fim. Só quem bate o recorde é o OTN3. hauahuahauahaua

      Excluir
  4. Gostei muito desse livro, é uma história intrigante e cheia de misterios. Ótima leitura para quem gosta de livros de aventura, romance e no qual o protagonista tem que salvar o mundo.
    Gostei bastante do blog. Parabéns

    ResponderExcluir