segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dica de Julho: Sem espaço? Improvise uma estante. (Renata Lima)


Sabe aquele ditado "longe dos olhos, longe do coração"? Isso funciona comigo e com minha paixão maior: meus livros. Sou meio Felícia com eles, sabe? Gosto de abraçar, de cheirar, de dar uma limpeza uma vez ou outra, ou só de olhar para as capas e recordar algumas histórias.

Antes de casar, eu tinha no meu quarto uma estante pequena de três prateleiras de 1m cada uma onde eu guardava os livros em ordem aleatória, normalmente do maior para o menor. Assim os livros didáticos, apostilas de faculdade etc se misturavam com os livros literários e os pockets em inglês. Desse jeito, cheguei a ter 323 livros literários em casa. Depois que casei, tive que me desfazer da estante (na verdade ela virou uma despensa na cozinha) e me vi em um dilema absurdo: onde colocar tantos livros se não era possível comprar uma outra estante? 

Apesar de decepcionada ao extremo, decidi encaixotá-los e deixar de fora apenas as leituras correntes ou os livros que eu pretendia ler em um futuro próximo. Mas como não vivo nem respiro direito sem meus livros, um belo dia me bateu a louca e desencaixotei tudo decidida a manter apenas os livros que eu realmente queria e me desfazer dos outros trocando-os. 

Tentei trocá-los pelo Skoob, mas tive duas grandes decepções, enviei os livros e não recebi os meus. Decidi então que se fosse trocá-los, trocaria no sebo. É triste se desfazer de livros tão novinhos e bem cuidados, principalmente quando a gente chega no sebo e vê tanto livro interessante. Dá vontade de trazer todos! Alguns troquei ainda na embalagem, livros que ganhei repetidos e não tinha mais como trocar ou que comprei por impulso naquelas promoções do Submarino, tipo os do André Vianco que eu já tinha, mas que estavam a R$9,90 - como não comprar?

Fui com a Carla e o Flávio no sebo e levei uma mala (mala mesmo, de viagem, de rodinha) que devia ter uns   50 livros ou mais! Voltei com 30. Depois fui com a Camila e de novo levei uma mala, voltei com uns 20. Hoje aqui em casa deve ter uns 100 livros. Mas o problema de espaço continua, porque ainda vou comprar minha estante dos sonhos, de madeira, com portas de vidro, daquelas coisas lindas que tem na Tok & Stok, sabe?

Para resolver meu problema, desocupei uma parte do guarda-roupas e decidi que faria ali a minha pequena biblioteca e como é só um nichozinho de 50cm de profundidade por 45cm de largura e 45cm de altura, tive que me organizar bem pra não errar e depois ter que pegar aquele livro lá atrás e ter o trabalho de tirar todos os outros livros da frente. 

Vamos à organização então:

Lá no final, coloquei alguns livros didáticos (uns cinco) que não pretendo usar tão cedo. Coloquei também os livros que eu já li e que não tenho previsão de emprestar pra ninguém por enquanto. É importante que você saiba os livros que está colocando atrás, então anote na agenda ou, se possível, faça um papelzinho bonitinho e coloque na frente, ou dobrado em cima de um dos livros. Uma outra dica boa é fazer o que eu fiz: tirar fotos!

Quando preenchi toda essa fileira, sobrou espaço em cima dos livros para colocar livros mais leves como pockets ou livros infanto-juvenis. Naquele buraquinho que ficou à direita (na foto acima), eu ainda coloquei dois pockets. Mas ATENÇÃO, ao colocar um livro sobre outros é imprescindível notar se o livro está bem apoiado e não corre o risco de ficar deformado ou deformar os livros abaixo dele (por isso ele não pode ser pesado). Normalmente eu só coloco em cima se os livros debaixo têm a mesma altura e apoiam direitinho o livro acima deles!
Na segunda fileira, coloquei os livros que posso precisar ou que alguém ainda pode pedir emprestado. Deixei também os livros que quero trocar, mas ainda não tem ninguém interessado neles (se você estiver interessado em comprar ou trocar, entre em contato com a gente na aba de Troca e Venda). Nessa fileira, coloquei também alguns livros tenho vontade de ler, mas ainda tem muitos na frente deles.

Notem como eu coloquei os livros na horizontal apoiado sobre os livros da Anne Rice que têm o mesmo tamanho, deixando-os assim bem apoiados. Podem parecer livros pesados, mas não são.

Na terceira e última fileira, coloquei a minha lista de leitura. À direita (deitados) estão os livros que estou lendo e a sequência dos livros que pretendo ler em seguida. À esquerda (de pé) estão os livros que ainda quero ler esse ano, mas que só vão entrar na lista de leitura conforme eu for acabando os da direita.

Essa foi a nossa dica do mês. Espero que tenham gostado dessa nova "coluna" do blog. Deixem comentários com pedidos de dicas, mas não esqueçam de que esse é um blog Só Sobre Livros, não adianta perguntar onde a Carla compra aqueles salgadinhos deliciosos!

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Até que salgadinhos e pipoca combinam com uma boa leitura. Mas vamos ao que interessa.
    Estou de mudança e pretendo comprar uma estante para colocar minhas aquisições de leituras.
    Adorei a dica ! Vale muito para economizarmos espaço, pois o m2 está muito caro.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  2. Vem fazer isso aqui em casa !! Missão Impossivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem é... eu te ajudo se vc quiser. E vem escolher seu livroooo!

      Excluir