quarta-feira, 27 de junho de 2012

Noite Eterna, mais um young adult de vampiros (Renata Lima)

Nossa Avaliação - 5,0

Os pais de Bianca deixam a cidade natal com a filha e vão lecionar no colégio interno Noite Eterna onde Bianca agora terá que estudar. Nesse lugar em que todos parecem perfeitos, a menina se sente deslocada e na tentativa de fuga esbarra no misterioso Lucas, que, como ela, se sente um pária. Ambos também sentem que há uma aura estranha cercando o local.

Quando Bianca acha que encontrou um amigo em Lucas, ele se afasta dela. As reviravoltas vão acontecendo e tirando da gente o foco do livro: um colégio que ensina mais do que as matérias tradicionais, mas também ensina adaptação ao mundo contemporâneo.

Aos poucos descobrimos que a escola é uma escola que passa a aceitar humanos pela primeira vez e que a mistura entre humanos e vampiros pode não dar tão certo assim (é mais ou menos os bruxos puros e os não-puros e os trouxas de Harry Potter, entende?)

O problema do livro, na minha humilde opinião é ele ser narrado em primeira pessoa. O narrador em primeira pessoa é um narrador limitado e por isso há tantos furos e contradições que deixam a história um tanto estranha, não a ponto de ser inverossímil (como li em algum lugar), mas a ponto de causar um certo estranhamento a quem está lendo com atenção.

Resta dizer que Bianca é uma versão mais infantil ainda de Bella Swann (de Crepúsculo). Desculpa, mas não tem como não comparar as duas malas, ops, personagens! Ela nunca está satisfeita com nada, a vida parece ser uma martírio para ela e há constantes reclamações absolutamente infundadas. Uma verdadeira "aborrecente"!

Vocês podem achar que eu não falei muito sobre a história do livro, mas não há muito a ser dito. Há um triângulo amoroso, claro. No mais, imagine Crepúsculo com o cenário em Hogwarts (de Harry Potter) com um foco maior nos questionamentos sobre o que é ser vampiro e o que é ser humano do que nos romances propriamente ditos e você chega mais ou menos onde essa série quer chegar.

Os outros livros da série Noite Eterna, que eu não li e nem sei se vou ler, apesar de ter o segundo e o terceiro, são: "Caçadora de Estrelas", "Névoa do Tempo", "Além da Vida" e o novo "Balthazar", este último ainda não lançado no Brasil.

As capas, como vocês podem ver, seguem um padrão que, apesar de não ser de todo ruim, não me atrai muito. Os livros foram publicados pela Editora Planeta e não duvido que possa aparecer uma versão cinematográfica em pouco tempo.

6 comentários:

  1. Acho que não vou ler nenhum desses. Mas li uma entrevista da autora num blog contando que
    o próximo livro "FATEFUL" será um romance histórico com um lobisomem a bordo no Titanic. E, ainda, que escreverá uma trilogia sobre bruxas chamada SPELLCASTER.
    Caso tenham interesse em ler a entrevista completa:
    http://www.fracky.com.br/2010/09/07/entrevista-claudia-gray/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que não sabe quando parar... Vou passar longe desses livros, a não ser que sejam mto bons.

      Excluir
  2. Esse povo não cansa de Vampiro não é ?
    Não fazem mais Vampiros como Lestat.. esse sim era bom (suspiros)!!

    ResponderExcluir
  3. esse livro é mt mt bom.li noite eterna e estou louca para ler os outros

    ResponderExcluir
  4. Os livros são maravilhosos, super viciantes.. lí os quatro e super-recomendo!!1

    ResponderExcluir
  5. Quando comecei a ler, pensei que seria mais um clichê adolescente, mas a escritora superou tota e qualquer expectativa em relação ao tema. A historia foi muito bem construída e com muitos detalhes importantes, que faz parecer que a autora pesquisou muito para escrever sobre vampiros. Adorei o livro e recomendo por, alem de tudo isso, ter muitas surpresas e contra-tempos.

    ResponderExcluir