sexta-feira, 3 de agosto de 2018

A vida é feita de recomeços e perdão! (Lucyclenia Santana)


“ Mantenha a cabeça erguida. Não importa o que foi feito ou dito, o perdão existe para aqueles que enfrentam seus erros, superam o passado e constroem um novo futuro. Nunca esqueça disso, minha menina. ”
Trecho da carta de Rowena Hamilton para a filha Brianna

Nossa Avaliação: 100
Já conheço a Paola, “Pah” para os mais íntimos, há algum tempo, através do seu canal no YouTube Livros & Fuxicos e do grupo no Facebook “Lendo com o Livros & Fuxicos” e não é surpresa para ninguém que seu estilo literário favorito é romance de época. A sensação de acompanhar a evolução e a escrita de seu primeiro livro de perto e esperar ansiosamente pelo tão sonhado lançamento é indescritível.

Em seu primeiro livro, ela já chega chegando e mais uma vez nos conquista através de uma escrita madura, doce e envolvente, com rica descrição de detalhes, que nos faz chorar, rir, sentir os medos e anseios dos personagens e querer saber mais e não desgrudar do livro enquanto não terminamos a leitura, que, quando acaba, já nos deixa com saudades e querendo a continuação para saber mais.

“ Não esqueça que eles a amam e que o amor é capaz de curar qualquer ferida, senhorita Brianna.”

Mas, vamos ao que interessa:

"Volte para Mim" tem início quando Brianna Hamilton, depois de ter fugido de casa na Inglaterra aos 16 anos para a casa do seu avô na Escócia, se vê em uma situação complicada que a obriga a voltar para a casa os pais, após 11 anos de ausência.

No primeiro capítulo, já nos deparamos com um misto de medo e insegurança por ter que lidar, junto com ela, com as consequências de suas escolhas do passado. Já nas primeiras linhas ficamos a indagar: “será que ela será bem recebida?, a deixarão ficar ou ela terá que assumir a as consequências e voltar para a Escócia?, Qual será a reação dos seus pais e da sua irmã mais nova?”. Como se todos esses questionamentos não fossem o suficiente, ela ainda terá que encarrar Desmond Hunter, seu melhor amigo de infância e primeiro amor. Como ele reagirá ao saber que ela está de volta?

Narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Brianna e Desmond, entre passado e presente, com trechos de cartas enviadas ao longo dos 11 anos da ausência da Brianna, como já citado, a leitura é fluida e envolvente de maneira que é possível sentir o que cada personagem expressa no momento. A cada virar de pagina você é transportado para dentro do livro e se vê no lugar da Brianna, Desmond e até no da querida Malvina. Ah! Malvina, você tem um lugarzinho especial em meu coração.

“ Aprendi que o amor pode ser sentido mesmo com o mar nos separando. Estão pode ir par aonde quiser e passar quanto tempo desejar longe, Bri. Dessa vez não vou deixar a distância nos separar”.

A relação de Brianna e Desmond é um ponto importante, porém não é somente nisso que aborda o enredo: o livro também tem como foco a relação familiar, a união da família, daquela que aconteça o que acontecer estarão juntos para o que der e vier, onde cada um tem suas qualidades e defeitos, mas onde juntos se completam e se tornam um.

A busca pela própria identidade é outro ponto que não posso deixar de mencionar. Nos deparamos com Brianna em uma grande autodescoberta: quem ela é, quais são os seus sonhos e o que ela realmente quer ser. Ela aprende a correr atrás dos seus objetivos.

Confesso que foi o primeiro livro neste estilo (romance de época) que li, me prendeu e que consegui terminar. Este conquistou meu coração na primeira página e me fez devorar o livro em três dias.

Já deixo aqui o recado para a Paola: quero a continuação, hein, lindona! Preciso saber a versão da Malvina o mais rápido possível. Estou completamente sem palavras para descrever tudo o que senti ao ler este livro: chorei com a Brianna, Malvina e sua mãe, me acabei de rir com Desmond e seus irmãos Ian e Garret e seu cachorro Pie.

Só tenho uma coisa pra dizer: leiam!

Super recomendo.

P.S.: E aproveitando o clima da Bienal do Livro, que começa amanhã em São Paulo, a Paola estará lá nesse final de semana! Comprem seus livros e peçam autógrafo, ela é uma fofa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário