terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mais um mistério lorieno revelado! (Carla Cristina Ferreira)


E vamos dando continuidade aos Arquivos Perdidos de Pittacus Lore, publicados pela editora Intrínseca. Lembrando que esta é uma série spin-off, lançada apenas em formato digital para complementar série Os Legados de Lorien. Hoje falaremos um pouco de “A Fuga”, “A Navegadora” e “Guarda”, respectivamente livros 10, 11 e 12.

Em “A Fuga” temos um velho conhecido, que apareceu no primeiro livro de Pittacus, de volta: Mark James. Ele também nos narrou um Arquivo Perdido, o “De Volta a Paradise”, no qual nos contou o que aconteceu com ele e Sarah após os acontecimentos de “Eu Sou o Número Quatro”.

Nossa avaliação - 8.0
Neste Arquivo Perdido, Mark tenta desesperadamente achar Sarah, que foi levada pelos agentes do FBI que simpatizam com os Mogs. Mark está determinado a encontrar a ex-namorada custe o que custar; para isso ele contará com a ajuda de um colaborador do blog Eles Estão Entre Nós, conhecido apenas pelo codinome Guarda (que tudo indica ser um hacker obcecado por teorias da conspiração e alienígenas).

Este vai ajudando Mark a cruzar o país (munido de uma caixa cheia de equipamentos eletrônicos de última geração e outras coisinhas mais) em busca de uma pista de Sarah; saindo de Paradise em Ohio, passando pela base de Dulce no Novo México - destruída pela luta entre a Garde e Setrákus-Rá - até chegar no Alabama. Tudo isso, obviamente, passando por vários perigos, mas finalmente cumprido seu objetivo e finalmente descobrindo quem é Guarda.

Nossa avaliação - 8.5
Em “A Navegadora” respiramos novos ares quando somos mais uma vez transportados para os últimos momentos de Lorien, mais precisamente para o ataque dos mogadorianos ao planeta. Aqui temos uma nova narradora, Lexa, que tudo indica ser uma grande hacker em Lorien, disposta a desencadear uma revolução para expor o governo corrupto dos Anciões e quem sabe acabar com divisão (injusta) que separa a população entre Gardes e Cêpans.

Mas sua revolução vai por água abaixo quando o planeta é atacado; sua esperança é fugir e isso acontece graças a Zophie que a convence a pilotar uma antiga nave que Lexa ajudou a restaurar no passado. Seu objetivo, seguir outra nave tripulada por apenas nove Gardes e seus respectivos Cêpans com destino a Terra. Assim, desvendamos o mistério de como Ella e Crayton chegaram a Terra e o que aconteceu com a nave que trouxe Quatro e os demais para cá.

Nossa avaliação - 7.0
E finalmente em “Guarda” continuamos a seguir os passos de Lexa após a separação forçada dos seus amigos. Procurando vingança contra os mogadorianos, ela vasculha a internet dia e noite incansavelmente em busca de informações que possam ajudar a Garde a derrotar seus inimigos e salvar a terra. Uma esperança surge quando ela consegue rastrear um antigo aliado terráqueo que teve contato com Pittacus Lore, quando os lorienos se refugiaram na Terra.

É chegada a hora de fazer a sua parte na luta contra os mogs; hora de buscar uma maneira de ajudar a Garde recuperando a nave loriena que os trouxe para a Terra e de finalmente unir forças a Mark e Sarah se revelando como Guarda.

Dos três contos, o mais fraco é “Guarda”, pois pouca coisa aí é novidade; a maioria dos acontecimentos já nos foi contados em “A Fuga” por Mark, então este Arquivo Perdido foi meio redundante. Aqui, o ponto alto foi mesmo o encontro de Lexa com o aliado humano; uma figura que já conhecemos e tem grande importância na luta contra os mogs.

Bem, é isso pessoal! Ficamos agora a espera do lançamento do próximo volume da série Os Legados de Lorien, “O Destino da Número Dez” que sai agora dia 26/11 e do último Os Arquivos Perdidos, Legacies Reborn, que será lançado em inglês no dia 24/11, sem previsão de tradução no momento.

Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário