quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mesmo com suas limitações, você é capaz! (Lucyclenia)



Já faz um tempão que eu tenho este livro "Fora de Mim" da Sharon M. Draper, mas nunca me interessei em ler, até que esse mês o tema proposto do Desafio das Estrelas foi sick-lit, que traduzido ao pé da letra significa "literatura doente" ou "literatura sobre doenças", então resolvi arriscar e começá-lo de uma vez! 

Nossa avaliação: 100
Uma palavra que descreve o livro do começo ao fim é EMOÇÃO. Gente do céu, comecei e terminei com o coração na mãos, aos pedaços e com os olhos marejados.

Mas vamos a resenha...

Apresento a todos vocês, a encantadora Melody: ela tem 11 anos e é uma menina doce e extraordinária, que enxerga cor e sabores em tudo que vê e, podem acreditar, tem um Q.I. maior do que o meu. Todos temos uma característica que nos destaca dos demais e a característica que destaca Melody é sua paralisia cerebral. 

Por causa desta paralisia, ela não fala, não anda, não faz nada sozinha! Seu corpo é tão frágil que, se não estiver bem afivelada à cadeira, Melody não consegue se manter sentada e acaba despencando no chão. Seus pais desde o seu nascimento foram avisados pelos médicos de que ela seria um fardo, porém essa menina veio ao mundo para provar que pode e que não vai ser uma deficiência que irá impedi-la de ser igual, e porque não dizer melhor, do que todos nós.

Embora não possa falar, todas as palavras existem em sua cabeça e ela tem milhares de pensamento que necessitam ser compartilhados. E após conseguir provar da sua maneira que é capaz, os pais de Melody a matriculam em uma escola, em uma turma composta por alunos deficientes com os quais ninguém se importava, nem prestava muita atenção. Muitos dos alunos ditos "normais" falam mal dela como se ela nem estivesse presente, fazendo com que Melody vire motivo de chacota. Q
Quando eu tento falar, fico com as palavras explodindo na minha cabeça, mas na minha boca só saem sons e gritinhos sem sentido.
Através do projeto denominado Inclusão, criado pela direção da escola, onde as crianças com deficiência compartilham a mesma aula com outras crianças, Melody acaba descobrindo que precisa se expressar de alguma forma, então certo dia ela e senhora V, a vizinha que cuida dela enquanto seus pais trabalham, descobrem um dispositivo chamado Medi-Talker que pode ser programado para falar por ela, ser sua voz. E é exatamente aqui que tomamos ciência de que tudo que antes era impossível para Melody passa a ser possível.
“A gente riu tanto que a professora teve que pôr o dedo nos lábios, fazendo sinal para a gente ficar quieta. Nunca na minha vida um professor me mandou ficar quieta porque eu tava conversando com alguém durante a aula! Foi a melhor sensação do mundo! Fiquei me sentindo igual às outras crianças.”
Claro que eu não vou contar a vida toda da Melody aqui, né? Vocês vão ter que ler pra conferir. Mas posso dizer que o livro "Fora de Mim" é completamente encantador na forma de nos deixar acompanhar a vida de Melody nos mínimos detalhes. Nós rimos, choramos, ficamos bravos e compartilhamos cada conquista como se fossem nossas.

Em um mundo cada vez mais consumista, nos esquecemos do quanto reclamamos e Melody nos ensina a batalhar pelas vitórias e a nunca desistir!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário