quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Continuar na mesma ou mudar, depende só de você! (Lucyclenia)


Em "Apenas um Dia" de Gayle Forman (a mesma autora da duologia "Se eu Ficar" e "Para Onde Ela Foi"), Allyson Healey acabou de terminar o ensino médio e ganhou dos pais uma viagem para a Europa com sua melhor amiga.  

Nossa Avaliação - 7.5
Ela demonstra ser bem certinha,  objetiva e por que não dizer teimosa? Mesmo cansada da vida cheia de regras, ela não se arrisca em uma aventura, pois se sente pressionada a agir como as pessoas ao seu redor esperam. Mas um belo dia, Allyson ou “Lulu”, decide seguir o seu coração e entrar de cabeça em uma aventura que até ela mesma nunca poderia imaginar. 

Em uma cidadezinha da Inglaterra, ela conhece Willem, um ator que a convida para assistir uma peça de Shakespeare gratuitamente em uma praça pública. Incentivada pela amiga, ela larga tudo na excursão e vai assistir à peça, porém assim que a peça termina ela não encontra mais Willem. Apesar da insistência da amiga para que elas procurem o lugar onde os atores se confraternizam, Allyson decide voltar ao hotel.

No dia seguinte, no trem voltando pra Londres, ela dá de cara com ninguém mais, ninguém menos que Willem e descobre que, de tantas outras coisas, ele é um aventureiro que já está viajando há dois anos sem um rumo certo: exatamente tudo o que ela precisava.

Conversa vai, conversa vem, e ela deixa escapar que o mais queria era conhecer Paris, só que foi obrigada a desistir por causa de uma greve. Willem portanto sugere que ela pegue um trem de Londres a Paris e aproveite a cidade por pelo menos um dia e, apesar de gostar da ideia, Allyson diz que tem medo de ir sozinha. Aí, já viu né? Ele diz que vai junto e os dois começam um dia de aventuras e descobertas.
- Vamos continuar com esse gim francês – continua a mulher de trança. Ele dá de ombros e então enfia minha nota no bolso. Viro-me para Willem e sorrio. Então faço um sinal com a cabeça para o Capitão Jack. Ele estica a mão para me ajudar a embarcar.
Pela primeira vez, acho que não tenho uma opinião sobre um livro que eu leio. Assim como no “Se eu Ficar”, não me apeguei à história e aos personagens. Allyson está cansada da vida regrada que leva, até ai tudo bem, mas largar tudo e ir pra Paris com um desconhecido, achei demais.

O livro tem duas partes: antes e durante Paris e depois de Paris, e como já falei não me conectei com a história, mas não o abandonei. Assim como em "Se eu Ficar", o livro termina no ponto máximo, no tão esperado e só aí eu fiquei curiosa, até um pouco ansiosa pela continuação, só para ver se a Gayle Forman vai conseguir me fazer mudar de ideia sobre a nota que dei para esse livro. Ah, vale dizer que é uma trilogia!

Não me entendam mal, não é um livro ruim, mas achei um tanto mediano frente aos outros YA que li ao longo de 2014 e nesse começo de 2015!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário