segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Você canta para eu dormir (Lucyclenia)


Nossa Avaliação - 100
O livro "Cante para eu Dormir" de Angela Morrison conta a historia de Beth. Além do nome, ela é igualzinha à Beth, a feia. Ela é “feia” perante o julgamento da sociedade porque possui várias espinhas no rosto e tem dificuldade de tratá-las, desde a infância, usa óculos fundo de garrafa,  é desengonçada e grande demais para uma mulher. Por todos esses motivos, ela é rejeitada por todos, principalmente na escola, onde é vítima de constante zombaria e bullying. Há, porém, uma única coisa que ameniza seus momentos de tristeza: o dom de sua voz.

Beth canta em um coro e um dia tem a oportunidade de ser solista em uma peça. As meninas do coro a ajudam a passar por uma transformação e Beth deixa de ser Fera e passa a ser Bela. Scott, seu melhor amigo, que sempre esteve ao seu lado e que talvez queira mais que amizade, percebe essa mudança, mas diz que prefere a Beth de antes. 

Pouco tempo depois, os dois vão juntos ao baile da escola e nem os meninos que tiravam sarro de Beth a reconhecem. Apesar de também se sentir atraída por Scott, Beth fica com medo de estragar a amizade entre os dois e acaba não cedendo aos seus sentimentos.

Viajando com o Coral para uma competição na Suíça, Beth conhece Derek que canta em um coral só de meninos. Os dois acabam se envolvendo e Beth volta totalmente apaixonada pelo rapaz que também tem uma linda voz, mas que é tão misterioso quanto encantador. O que ele estaria escondendo?

“Derek inclina a cabeça e fala baixinho, como se estivéssemos sozinho: - Nosso regente nos faz ouvir os números à noite, quando vamos para a cama. É uma dessas esquisitices de hipnose. Às vezes eu desobedeço e ponho outra música, para relaxar - seus olhos castanhos e profundos capturaram os meus. - Você canta para eu dormir.”

Estou sem palavras para comentar o quão intenso, apaixonante, e ao mesmo tempo sofrido, foi acompanhar Beth em seu ano escolar. Fico imaginando no lugar dela, como deve ser sentir que você não se encaixa em lugar algum e ser chamada de monstro, de feia, o tempo todo, sem nunca ter feito nada para merecer esse tipo de tratamento, apenas ter a aparência que você tem. Mais um livro que vai ficar para a história da minha vida e, para quem ainda não leu, precisa ler urgentemente, garanto que vai ser inesquecível.

"Cante para eu Dormir" me levou às lágrimas do início ao fim. Os personagens são intensos e o clima de que algo iria acontecer permanece em todo o livro. O final é lindo, o Derek me ensinou a lutar pelo que acredito mesmo quando a luz no fim do túnel não dá mais para ser vista, que cada dia deve ser vivido como se o outro não existisse. Scott é um menino de ouro, por sua capacidade de amar, de perdoar e seu jeito todo carinhoso, me lembrou muito o meu noivo que tem um coração do tamanho do mundo. O sentimento de tristeza te prende, mas ainda sim você quer saber o que vai acontecer depois.

Me permiti sentir as alegrias que as páginas me proporcionaram, e pode parecer redundante, mas nenhuma palavra é capaz de explicar o quanto esse livro me tocou, e espero de coração que toque você também, e que seja mais um degrau em sua jornada de auto-conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário