sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nem sempre é possível fugir do passado (Renata Lima)


Finalmente tive tempo de sentar para escrever sobre o primeiro livro da série River Falls, do francês Alexis Aubenque, publicado no Brasil pela editora que era Vertigo e virou Vestígio (e como eu já disse em outro post, eu gostava mais do nome anterior).

Nossa Avaliação - 8.5
River Falls é uma cidade pequena de Washington onde quase nada acontece, ou pelo menos assim pensava o novo xerife, Mike Logan, que trabalhava na agitada e violenta Seattle, até que um belo dia ele se depara com um crime mais do que violento, hediondo: o assassinado de duas jovens que são mutiladas. Acreditando se tratar de um serial killer, mas sem muitas provas para embasar suas suspeitas, Logan precisa recorrer à ajuda de sua ex, Jessica Hurley, psicóloga forense e profiler (tipo aquele pessoal da série Criminal Minds, sabe? A DO RO!) do FBI e consequentemente aos seus colegas.

Conhecemos paralelamente a vida de Sarah Kent, universitária dedicada que esconde um grande segredo do passado: ela era amiga das duas jovens assassinadas, mas elas tinham perdido o contato porque Sarah queria dar um rumo diferente à sua vida enquanto as outras meninas preferiam frequentar as festas e sair com vários rapazes. O problema é que esse segredo do passado pode estar ligado aos crimes e Sarah teme ser a próxima vítima.

O astuto xerife Logan precisa correr contra o tempo, negar seus sentimentos por sua ex e lidar com a ambiciosa repórter do Daily River's, Leslie Callwin, que parece ter todas as informações sigilosas sobre o caso e vive fazendo perguntas sobre detalhes que ninguém mais tem!

Na minha opinião, o livro prende do início ao fim e não pense em um livro policial comum em que é fácil descobrir tudo porque até a revelação do segredo de Sarah muitas águas vão rolar e os personagens muito bem construídos vão, aos poucos, mostrando a que vieram, principalmente o xerife Logan, com sua masculinidade aflorada (juro, que se tivesse um filme, torceria para o Hugh Jackman fazer esse papel) Jessica, compassiva, paciente, Leslie, decidida e que faz tudo por uma boa história, e Sarah, que tentou fugir de seu passado, mas, surpreendida por ele, precisa tomar decisões cruciais que a deixarão entre a vida e a morte. 

Como o título diz, o livro se passa em sete dias, o que torna a ação mais rápida e a gente não se sente enrolado em momento algum das 352 páginas. O desfecho não é de todo surpreendente, mas como parte do gênero o livro todo tem partes "não acredito"! A minha única crítica fica por conta da Sarah ter demorado muito a se tocar que os assassinatos poderiam estar ligados ao passado dela e de suas amigas, o que fica claro para o leitor desde o princípio, então não é spoiler!

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, sendo que o segundo "Um Outono em River Falls" também já foi publicado no Brasil e o terceiro "Um Natal em River Falls" tem previsão de ser publicado até o fim do ano.

Mais um ponto positivo pra Vestígio. E, por falar nisso, devo ressaltar que por enquanto estou gostando demais dos livros dessa coleção de policial/suspense da editora. A Carla não curtiu muito "Os Sete Crimes de Roma", mas eu gostei de "Vestido de Noivo" e adorei River Falls, tanto que já estou lendo o segundo!

Vocês já leram algum?

Até a próxima!


4 comentários:

  1. Oi, td bem?
    Essa é a primeira vez que ouço falar dessa trilogia e, já posso dizer, fiquei entusiasmado. Afinal, gosto pacas de um bom thriller, recheado de mistério e suspense, e a sinopse me interessou bastante.
    Parabéns pela resenha, fiquei realmente empolgado com a história!

    Aa, depois de muito tempo, voltei a escrever no Peças de Oito, passa lá e dá uma olhadinha se puder, blz? Ficaria muito feliz em te ter por lá novamente...

    Abraços!!!!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelas palavras, Diêgo!
      Pode deixar que vou passar lá sim!
      Bjs

      Excluir
  2. Então Renata sua linda, como o tema do nosso desafio é estações do ano, eu vou aproveitar e ler "Outono em River Falls" mas eu tenho que ler esse primeiro né, e se vc gostou é pq é bom, adorei a resenha bjokas!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc vai gostar sim, Kelly!!!

      Beijo enorme!

      Excluir