segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Desafios e livros lidos em julho! (Renata Lima)


Oi, gente,

Chegou aquele dia do mês em que eu falo sobre o mês anterior, então de antemão vou pedir um pouquinho de paciência a vocês porque esse post pode ficar mais longo do que o normal, mas prometo não me estender mais do que o necessário!

Julho foi um mês muito legal em vários aspectos, principalmente por causa a Maratona Literária de Livros Nacionais promovida pelo Desafio das Estrelas, no qual sou uma das moderadoras. Era para ser uma homenagem à Copa do Mundo e inicialmente seria uma maratona de 15 dias, mas o pessoal gostou tanto que o negócio rendeu e tivemos que estendê-la até o dia 31!

Vamos aos meus livros lidos:

1. Você e eu - Glauce Valeriano. - A história é bonitinha, interessante, mas os erros são demais para mim! Revisão bem feita é fundamental! Não dá pra ter "vento em POLPA" repetido várias vezes, grafia de nome de personagem errada... Desculpa. Nem vou fazer resenha no blog pra não prejudicar a autora. 3 estrelinhas.
2. Leite Derramado - Chico Buarque. - Gostei muito! Só tinha lido "Budapeste" do Chico Buarque e não tinha gostado muito, mas esse me surpreendeu muito. Adorei o jeito desconexo do personagem  e para mim que tenho uma avó de 91 anos passando por essa situação do Alzheimer, as repetições, as histórias aparentemente e tudo o mais fizeram com que eu me identificasse bastante! Resenha aqui. 4 estrelas.
3. Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz. - O começo do livro é meio morto, mas quando eu vi estava envolvida de tal forma que não conseguia mais largar! Todas as agruras de ser adolescente, todos os questionamentos, todos os sentimentos à flor da pele, tudo muito bem escrito e bem explorado. 5 estrelinhas brilhantes! E resenha por vir.
PS: Esse livro foi lido para "O Clube dos Livrólatras" da Mah e eu deveria tê-lo finalizado em junho, mas terminei na primeira semana de julho!
4. Diário da Queda - Michel Laub. - Tem resenha aqui.4 estrelas.
5. Enquanto a Chuva Caía - Christine M. - Um exemplo de como deve ser um livro de romance nacional. Muito amor. Resenha aqui. 5 estrelinhas brilhantes.
6. Berenice Procura - Luiz Alfredo Garcia-Roza. - Resenha aqui. 3 estrelas.
7. Blecaute - Marcelo Rubens Paiva. - Tenho uma história de amor e ódio com esse livro. Já tinha tentado ler há alguns anos e não tinha conseguido avançar muito (isso há 7 ou 8 anos), e decidi que iria ler quando já tivesse esquecido do que se trata. O livro é bom? É. É excelente, como muita gente diz? Não. Personagens malas acabam com uma história que tinha muito potencial... Mas essa é só a minha opinião! Daria 3 estrelas e meia, mas como o Skoob não deixa, dei 4 estrelas relutantes.
8. Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca. - Inicialmente houve um estranhamento na forma que Rubem Fonseca tem de narrar (sem travessão, sem aspas, sem nada que indique que há uma fala), mas depois fui me acostumando e passei a amar, achar criativo e muito interessante. Fora umas duas crônicas (tem gente que chama de conto, também, pra mim tanto faz), que não curti, o livro é bem escrito, divertido e as conversas são bem realistas! 4 estrelinhas pra ele.
9. Não Pare! - FML Pepper. - Foi muito amor. Resenha aqui. 5 estrelas para ele!
10. A Evolução de Mara Dyer - Michelle Hodkin. - Quando li o primeiro livro, achei muito bom, mas quando li esse segundo livro, minha opinião mudou um pouco. Não é que os livros não sejam bons, mas é que eu acho que a autora embromava muito para revelar as coisas e depois dos 50% eu fui achando o livro meio blergh e me perguntando se essa história vai ter um fim convincente no terceiro livro. E quando eu fico mais interessada no fim do livro do que na história em si quer dizer que tem alguma coisa errada. Talvez eu não estivesse no clima, sei lá. Também daria 3 estrelas e meia se fosse possível. Assim que der, faço uma resenha mais detalhada.
11. Bios - Luiza Salazar. - Bato palmas pra esse livro. Gostei demais, apesar dos erros de português gritantes, da revisão mal feita, da capa ter pouco a ver com o livro. Não é um livro de zumbis, é um livros de seres humanos geneticamente programados para serem como zumbis e aceitarem ordens sem questionamentos e dúvidas. Um livro MUITO BOM e pouco valorizado pela editora que o publicou. Estou preparando uma resenha que entra ainda essa semana. Fiquem ligados. 4 estrelinhas brilhantes (tirei uma estrelinha só por causa dos erros que eram muitos e desesperadores).
12. Seis Anos Depois - Harlan Coben. - O que falar de Harlan Coben? Amo, amo, amo! Resenha aqui. 5 estrelas!
PS: Lido para o Desafio Extra do Desafio das Estrelas que era ler um livro com um numeral no título.
13. Pecados e Desejos - Nana Pauvolih. - Li porque as meninas do grupo estavam em polvorosa com o tal do Raoul, mas lutei muito pra engrenar nessa história da mulher que se apaixona pelo amante da irmã fútil e volúvel. No fim achei a história boa, queria estapear a irmã vagabunda e achei fofinha a relação da protagonista com o sobrinho. Também daria nota 3,5, mas... vamos lá. 4 estrelas relutantes.
14. O Céu é de Verdade - Todd Burpo. - Esse livro caiu de paraquedas no meu colo esse mês e como o filme já tinha estreado nos cinemas e o livro era relativamente fino, achei melhor encarar antes de ver o filme. Esperava uma coisa e li outra, mas vocês podem ler minhas impressões do livro e do filme aqui. Mais um com 4 estrelas relutantes.
15. Adeus à Humanidade - Marcia Rubim. - Gostei? Sim. Amei? Não. A sensação é que eu já tinha lido algo parecido e não me senti tão conectada com a história nem com os personagens. 3 estrelas e pensando seriamente se vai ter resenha...
16. O Segredo de Velazquez - Gilda Moura. - Algumas coisas são tão fantasiosas que tornam a história muito inverossímil, vira uma mistureba que a coisa fica meio estranha do começo ao fim. 3 estrelas.
17. Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler. - Adorei, muito fofo, também sobre perdas e descobertas. Resenha logo! 4 estrelinhas brilhantes.
PS: Lido para o Desafio Extra do Desafio das Estrelas que era ler um livro com um numeral no título.
18. O Mistério do Vale das Águas - Henrique Marques. - Não curti. É curto e mal escrito com tempos verbais misturados e uma história boba que mistura Alice no País das Maravilhas que acaba não dando em lugar algum. 3 estrelas porque sou boazinha.
19. Aluga-se um Noivo - Clara de Assis. - Apesar de uns errinhos de revisão, achei o livro ótimo, divertido, interessante, super pra cima. Indico! 4 estrelas. Resenha em breve.
20. O Livro da Traição - PJ Pereira. - Olha, como me decepcionar com PJ? Jamais! Mas de certa forma eu gostei mais do primeiro livro do que esse. Digamos que o primeiro livro ganhou 5 estrelinhas brilhantes e esse 5 estrelas! Resenha logo logo!

Os livros "Enquanto a Chuva Caía" e "Não Pare!" entraram também no Desafio do Skoob porque foram livros indicados que eu não leria por mim mesma. O primeiro foi indicado pela linda Val e o segundo pela prima Luana Lima, ambas do Desafio das Estrelas!

Acho que foi isso tudo, gente. Aguardem as resenhas desses livros nesse mês de agosto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário