sexta-feira, 6 de junho de 2014

Descoberta e Sensibilidade (Renata Lima)


No final do ano passado, na Black Friday, ganhei R$100,00 de presente para gastar no Submarino. Vários livros estavam a R$9,90, inclusive os lindos livros da Editora Alfaguara que eu queria muito ler, mas ainda não tinha tido a oportunidade. Comprei três livros da Alfaguara: "O Desfile de Páscoa" do Richard Yates, "A Noite do Massacre" do Carlos Heitor Cony e "Acabadora" da Michela Murgia.

Nossa Avaliação - 8.5
Em fevereiro, tive um problema de família e tive que passar o dia no hospital com a minha avó. Levei "Acabadora" comigo pensando em iniciar a leitura, mas fiquei presa nela e antes das 15h já tinha acabado o livro!

Michela Murgia conta a história da menina de seis anos de idade chamada Maria Listru que, vivendo na Sardenha nos anos 50, é dada pela mãe como filha d'alma (filha adotiva) para Bonaria Urrai, uma senhora mais velha e muito respeitada na vila.

Bonaria é costureira, mas também tem uma outra profissão conhecida como "acabadora", cujo principal objetivo é ajudar as pessoas no fim da vida a passarem pela transição da vida para a morte. Como Maria ainda é uma criança e não entende muito disso, ela fica fascinada pela vida nova com tia Bonaria: ela agora ela tem seu quarto, suas coisas, seu espaço, comida na mesa e principalmente, ela agora pode estudar. 

Aos poucos, Maria vai crescendo, aprendendo a costurar - seguindo os passos de Bonaria - a cuidar de si mesma e a pensar por si mesma, até que um dia ela descobre a outra profissão da tia através do amigo e enamorado Andría Bastíu. Nesse ponto Maria precisa tomar uma decisão que muda a vida dela por completo, levando-a ao caminho do amor e da emancipação, mas ao mesmo tempo afastando-a de quem ela é e de quem um dia pode ser.

Eu gostei muito do livro, muito mesmo, apesar de a parte logo depois que Maria descobre a segunda profissão de Bonaria me fazer achar que o livro tomaria um rumo que acabou não tomando, o que me deixou um pouco frustrada. Mas o livro é lindo, narrado de uma forma quase poética nos fazendo refletir sobre beleza e bondade, traição e mentira, impulsividade e razão. Por essas e outras, o livro merece uma segunda leitura mais lenta. Sem dúvida, um dos poucos livros que vão ficar comigo esse ano!

3 comentários:

  1. também achei o mesmo que vc quando o li, sis!! ;o)
    Mas realmente é um excelente livro!
    Xerinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo enorme, mana!
      Como sempre, acho complicado escrever muito sem dar spoiler... KKKKKK
      :*

      Excluir
  2. Sou mais uma que se rendeu aos encantos desse livro. Foi uma ótima descoberta, para mim.
    bjo

    ResponderExcluir