sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pura decepção na derrocada da Prime Destinations (Renata Lima)


No começo de 2013, eu falei um pouquinho sobre o livro "Starters" aqui no blog. Em 30/01/2014, a Novo Conceito lançou os contos "Retrato de uma Starter", "Retrato de um Inspetor", "Retrato de uma Doadora" e "Retrato de um Esporo", todos de graça (Clique aqui para adquiri-los pela Amazon). São contos curtinhos narrando a vida de alguns personagens que já apareceram no livro "Starters" e outros que morreram há tempos, antes da Guerra dos Esporos.

O único conto que destaco nessa leva é "Retrato de um Inspetor", que me deixou com uma pulga atrás da orelha porque achei que o inspetor citado, o Ender Walsh, fosse ter um papel decisivo no livro que (teoricamente) encerra a série, "Enders", do qual eu vou falar hoje, mas para minha surpresa - e decepção - ele sequer aparece!



Para falar de "Enders", vou voltar um pouquinho de "Starters": depois de inúmeras controvérsias, investigações e denúncias, a Prime Destinations foi fechada e agora Callie vive na casa da Ender que alugava seu corpo, a rica Helena, cercada do bom e do melhor e morando com Michael, seu amigo, e Tyler, seu irmão.

Nossa Avaliação - 5.0
Apesar de estar levando essa vida nova, Callie não esquece que os Starters continuam nos arredores da cidade, morando em prédios abandonados e passando fome e por isso sai sozinha algumas vezes para distribuir comida e é em um desses dias que Callie começa a ouvir a voz do Velho, o diretor da Prime Destinations, dentro de sua cabeça e descobre que tanto ela quanto os outros Starters têm um chip implantado na nuca que permite que o Velho os controle a seu bel prazer.

Como o chip de Callie sofreu uma alteração, o Velho não consegue controlá-la e, para persuadi-la a se entregar a ele, começa a controlar outros Starters que Callie conheceu um dia, enquanto estava sob o contrato da Prime, e enviá-los em missões suicidas.

Desesperada e com medo de que o próximo Starter controlado seja Michael ou seu irmão mais novo, Callie decide se entregar ao Velho, mas algo dá errado e ela é sequestrada no ponto de encontro por um jovem que ela tinha visto apenas uma vez, antes da primeira Starter-Bomba explodir em um shopping, o jovem Hyden, que a leva para os subterrâneos  a fim de quem o chip dela não possa ser rastreado, e explica como ele e outros estão montando uma pequena resistência para lutar contra o Velho e proteger os Starters.

Michael, Tyler e a Ender que toma conta deles são levados para um lugar seguro e Callie passa a se dedicar a ajudar a resistência, descobrindo então que a Prime Destinations não foi completamente extinta e a tecnologia de aluguel de corpos continua disponível em algum lugar, agora valendo mais do que valia antes, claro.

Confundida pelas vozes que não calam em seu cérebro precisam ser questionadas, assim como seus instintos, seus amigos e suas ações.

O trabalho editorial da Novo Conceito é impecável, a capa do livro é uma coisa linda de se ver, algumas cores brilham conforme você manuseia a capa, é realmente incrível, mas o livro em si não correspondeu ao cuidado da edição.

A narrativa é boa e realmente prende, mas eu confesso que fiquei decepcionada com o fim do livro, esperava muito mais e a sensação que fica é não há a tão esperada RESOLUÇÃO, sabe? E ainda tem o nome do livro... "Enders"... pra quê? Não há foco nos Enders, nenhum Ender se destaca, o Inspetor Walsh (aquele que eu falei do conto) nem dá as caras. O triângulo amoroso não é explorado nem desenvolvido, alguns personagens somem inexplicavelmente, outros brotam do nada quando já eram dados como mortos sem explicação alguma (ressuscitei, tcharam! Depois morri, cabum!) e uns têm finais tão sem sentido que a minha vontade foi escrever um e-mail para a autora e perguntar qual foi o objetivo dela com isso.

Senti que final deu margem para outro livro, ou sei lá, uma série da série- o que não chega a ser um spin off porque contaria com todos os personagens anteriores... É difícil explicar sem dar spoiler e o jeito é esperar algum pronunciamento da autora ou da editora, mas tenho quase certeza de que esse não foi o fim e se foi, esse ganha o recorde das pontas soltas e ganha 5 diabinhos na minha escala de ódio! Aguardemos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário