segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Mundo do Espelho e sua maldição (Carla Cristina Ferreira)


Nossa avaliação - 8.0
Nada melhor do que ler um livro infanto-juvenil para intercalar entre leituras mais pesadas. Uma boa dica é ler “A Maldição da Pedra” de Cornelia Funke (autora do famoso “Coração de Tinta” que ainda não li, mas lerei). Este é o primeiro livro da série Reckless que tem como protagonista Jacob Reckless, um jovem de 19 anos que após o desaparecimento do pai, descobre que há um espelho em sua casa que pode transportá-lo para outro mundo, o Mundo do Espelho como ele chama.

Jacob passa a viver mais dentro do espelho do que no mundo real, como se o Mundo do Espelho fosse o verdadeiro lugar o qual pertence, deixando seu irmão Will sozinho. Este mundo parece com o nosso, no início do século XX, ainda com carruagens, homens de cartolas, tabernas e mulheres com vestidos rodados. Ferrovias e máquinas fotográficas são as mais novas tecnologias; uma tecnologia que coexiste com bruxas, fadas, anãos, goyls, unicórnios e outros monstros.

Não fica muito claro como isso acontece, mas Will acaba descobrindo o segredo do seu irmão e o segue através do espelho, mas algo acontece e Will acaba ferido pelas garras por um goyl, um ser com pele de pedra (pode ser jaspe, coralina, ametista) e olhos de ouro, que transforma quem é ferido em um igual. Aos poucos a pela de Will fica salpicada com um tom de verde, uma pele começar a virar jade.

Jacob agora fará de tudo para curar o irmão e para isso contará com alguns itens mágicos e com a ajuda da raposa Fux (no original em alemão é FOX; não sei por que aqui no Brasil citam a personagem na orelha do livro como FOX, mas durante toda a narrativa ela é chamada de FUX) e de Clara, namorada de Will. O problema é que há outros atrás do goyl de jade, o único goyl com a pedra verde.

O livro tem um andamento super rápido, cheio de aventura e ação e traz muitas referências aos nossos contos de fadas: o sapatinho de cristal da Cinderela, o castelo da Bela Adormecida, o cabelo de Rapunzel e a casa de doces de João e Maria. Uma mistura muito bem feita que levou a um resultado muito bom, principalmente porque Funke nos faz pensar que estamos trilhando um caminho, quando nos deparamos com outro, criando um final diferente das histórias de contos de fadas tradicional. E, pelo final, nada leva a crer que haverá uma continuação; então o que será que Jacob irá tramar em “Sombras Vivas” (já publicado pela Companhia das Letras).


É claro que impossível não falar do livro sem falar da capa linda, que lembra a pedra jade e faz referência ao castelo da Bela Adormecida, assim como não dá deixar de falar das lindas ilustrações de Funke durante todo o livro. Olha que coisa mais linda, delicada e que enriquece mais ainda a leitura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário