terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Canto da Sereia do livro à minissérie (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 6.0

Quase dez anos atrás, andava pela Siciliano e dei de cara com esse livro. Achei a capa o máximo, a diagramação era diferente e a história prometia. O enredo é sobre um assassinato, mas não é um assassinato qualquer, é o assassinato de uma famosa cantora baiana chamada Sereia, baleada sobre um trio elétrico em pleno carnaval baiano.

É claro que a pergunta que não quer calar é: quem matou Sereia? E é para descobrir a resposta que Augustão, segurança de Sereia - também jornalista e detetive, começa a investigar. O problema é que os suspeitos vão pipocando e aparecem aos montes: pessoas do passado da estrela, amigos íntimos, ex-amantes, empresários e até políticos.

O interessante no decorrer do livro é o método investigativo de Augustão. Perdido em pensamentos, conspirações, Augustão pode ser considerado até mesmo um anti-herói, cheio de imperfeições, uma dose de cafajestagem e muito senso de humor em uma Bahia que é praticamente uma personagem da história, com sua rica cultura e seus supersticiosos filhos.

Um amigo meu - que é baiano - no entanto, achou que a Bahia e os baianos foram "caricaturizados, seguindo o clichê de que todo baiano é igual e portanto conhecendo um, se conhece todos". Para mim o  problema do livro é que ele perde o fôlego do meio para o fim e começa a ficar muito previsível. Descobrir o assassino, que antes era uma missão impossível por causa da quantidade de suspeitos, vai ficando cada vez menos interessante e em uma parte específica fica óbvio quem matou Sereia, embora os motivos de outros personagens serem mais interessantes e até mais plausíveis. 

Como entretenimento, o livro é interessante, e a nota 6.0 é só por causa desse pequeno-grande detalhe de que do meio para o fim a história fica meio previsível e um tanto enfadonha, apesar de Augustão continuar impagável. 

Há alguns dias fiquei sabendo que a Globo vai estrear hoje a minissérie, também  chamada de "O Canto da Sereia", com Isis Valverde como a personagem principal. A minissérie tem quatro episódios, portanto vai de hoje a sexta-feira. Tomara que tenha alguma mudança para também não perder o ritmo!

4 comentários:

  1. Tinha esquecido completamente deste livro. Sabe de uma coisa, detestei, achei muito chato, bobo, previsível. Acho que foi uma tentativa mal sucedida de seguir os passos do Bellini (Tony Bellotto). Não agradou.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb não lembrava desse livro. É um livro "esquecível", né? Do Bellotto eu só li o primeiro e confesso que não fiquei muuuuito empolgada pra ler os outros.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, juro. Foi uma grande novidade.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não li o livro, mas assisti à série na Globo. Gostei!

    ResponderExcluir