quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Meu mês Nicholas Sparks apresenta: "A Escolha" (Renata Lima)


Nossa Avaliação - 7.0
Acho que tenho que me explicar para vocês! Esse mês foi meu aniversário, então ganhei muitos livros (pra mim não tem presente de aniversário melhor!) e a maioria foi do Nicholas Sparks porque de alguma forma a minha prima acha que só pode conversar sobre livros comigo, então eu tenho que ler os livros que ela lê para resenhar e bater papo.

Por mim tudo bem, os livros são pequenos e mesmo os maiores (mais de 400 páginas) são de leitura bem rápida, então perguntei a ela se ela se incomodaria se eu lesse os livros rápido e trocasse por outros, ao que ela obviamente respondeu que não, então eu li "Um amor para recordar", "A Escolha", "Um Porto Seguro" e estou lendo agora "O Casamento", que é sequência de um dos melhores livros do Sparks, na minha humilde opinião, que é "Diário de Uma Paixão", editado inicialmente com o nome "O Caderno de Noah".

Em "A Escolha", Sparks conta a história do bem-sucedido Travis Parker. Ele mora em uma cidade pequena, tem uma casa linda, um barco, um emprego que ama, uma família perfeita e amigos leais. Acontece que todos os amigos já são casados e têm filhos e Travis é o dindo solteirão que passa seus finais de semana na companhia dos afilhados, dos casais e da irmã muito espirituosa.

Travis é um homem que aprecia a liberdade, ele viajou pelo mundo sozinho, é bem-resolvido em quase todos os aspectos da vida e nunca havia pensado em se comprometer seriamente com alguém até que a sorte bate à sua porta. Gabby, sua nova vizinha, irrompe em sua varanda e ela parece irritada porque sua cadela Molly (uma collie de raça pura) está grávida e o único "culpado" é o boxer de Travis, chamado Moby. 

Gabby é muito diferente de Travis, com uma família um tando desajustada e uma mãe que a criou para ser esposa e mãe e não para ser a médica que ela queria ser. Em vez da faculdade de Medicina, ela se contenta em fazer um curso de dois anos (que aqui seria tipo um politécnico) de Assistência Médica. Depois de algum tempo, disposta a deixar a influência da família para trás, Gabby decide se mudar para uma cidade pequena e reconstruir sua vida com o futuro noivo Kevin, se não fosse o vizinho irritante Travis! 

É claro que esse seria o início perfeito de um romance se Gabby não tivesse namorado, um homem um tanto ausente, chamado Kevin. E é em meio às ausências de Kevin que Gabby e Travis começam a passear juntos, a praticarem esportes radicais, a saírem de moto pelas praias, a terem jantares românticos e molhares os pés na hidromassagem que ele tem na varanda de casa.

Logo os dois percebem o que é óbvio para todos mundo: eles estão apaixonados e Gabby precisa escolher entre uma vida monótona e segura ao lado de Kevin ou uma vida cheia de novidades e aventuras ao lado de Travis. 

O que mais me incomodou no livro foi o fato de Nicholas Sparks ter dedicado 215 páginas (ou a Parte 1 do livro) nos contando as histórias de Travis e Gabby para dedicar as 88 páginas finais basicamente estragando a magia das 215 páginas anteriores. Há um corte brusco de 10 anos e a narração começa a perder o ritmo, assim como Travis começa a perder a graça.

Vou parar por aqui para vocês não me baterem, mas basicamente, o começo é nota 8.0, o final é nota 5.0, então, na média, 7.0 para "A Escolha". Não vale nem um filme!

Um comentário: