quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Um clássico que nunca deixa de ser atual (Renata Lima)



Nossa Avaliação - 9,0

Todo mundo sempre fala na maestria da escrita de Charles Dickens. Seus livros mais famosos são "David Copperfield", "Oliver Twist", "Um conto de Natal"e "Um conto de duas cidades" e estou louca para lê-los, mas não posso no momento (por causa do enorme tamanho da minha pilha de leitura).

Na faculdade, li "Great Expectations" em inglês e confesso que não absorvi muito da história, então, quando saiu essa edição da Penguin esse ano de 2012 com tradução do meu ex-professor de tradução literária Paulo Henriques Britto, tive que reler!

"Grandes Esperanças" narra a história de Pip, um órfão criado por uma irmã bem mais velha que ele, ambiciosa e muito cruel, e seu marido Joe, um ferreiro humilde que criava Pip como se fosse seu próprio filho, a quem vê como um futuro ferreiro.

Pip não tem ambições e em sua vida simples não há espaço para luxos até que conhecer a senhora Havisham e sua filha adotiva Estella, por quem Pip se apaixona perdidamente ainda na infância.

A senhora Havisham é uma mulher amarga que vive em uma casa fantasmagórica que parou no dia em que seu noivo a abandonou, mais precisamente no dia de seu casamento. A casa é uma lembrança sombria daquele dia, os relógios parados, o salão ainda decorado para o casamento, o bolo dos noivos mofando no salão fechado. Mas ela tem um objetivo ao adotar Estella: vingança. Ela "treina" Estella para ser uma mulher fria, que atrai a atenção dos homens para depois partir-lhes o coração. 

Sendo de uma classe tão inferior, Pip, e sua falta de modos, seu jeito de falar e suas roupas, é humilhado por Estella. Descobre então que jamais poderá tê-la para si, mas acalenta em seu coração que um dia a senhora Havisham há de enviá-lo para estudar nas melhores escolas e ele há de se tornar um cavalheiro para desposar Estella.

Depois de algum tempo, através de um benfeitor anônimo, Pip vai estudar em Londres, abandonando assim a única família que um dia conheceu. As condições da benfeitoria é que Pip receba uma mesada, mantenha  seu nome "Pip" e o benfeitor só se revelará quando quiser.

E é aí que a história flui de um jeito absolutamente magistral e vemos Pip se transformando aos poucos, de aprendiz de ferreiro a cavalheiro, deixando de lado certos hábitos e vícios, contraindo outros hábitos e vícios, esnobando a família, sentindo-se envergonhado pelo que um dia foi, correndo atrás da fria Estella, fazendo visitas à senhora Havisham e descobrindo mais e mais sobre o passado que todos querem esconder.

O livro é ótimo, a linguagem é simples, a história é intrigante. Resumindo: leiam que não irão se arrepender! Além de ser um grande clássico da literatura, né?

"Grandes Esperanças" já teve inúmeras adaptações, inclusive uma nos dias atuais que não gostei muito com a Gwyneth Paltrow e com o Ethan Hawke de 1998. 


Hoje acabei de ver também a estupenda adaptação da BBC que tem passado na HBO dividida em três partes. Quem tiver oportunidade, assista, porque é realmente muito boa. Seguem abaixo os horários de todas as partes:


Grandes Esperanças partes 1, 2 e 3 em sequência. 
Dias:
Sábado 10/11 das 8h45 às 11h45 na HBO2
Quarta 14/11 das 19h às 22h na HBOHD
Quinta (FERIADO) 15/11 das 12h30 às 15h30 na HBO
Domingo 18/11 das 12h45  às 15h45 na HBO2

Agora em 2012 acaba de sair mais uma adaptação cheia de VIPs: Helena Bonham Carter como Miss Havisham, direção de Mike Newell (de Harry Potter e o Cálice de Fogo), Ralph Fiennes e Holliday Grainger (de Os Bórgias e Jane Eyre) como Estella!

Ainda não assiste. Alguém aí já viu?




2 comentários:

  1. Ficou chique essa resenha com os dias e horários da HBO.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D

      Que bom que vc gostou, fã número 1. Desculpa o atraso!

      Excluir