![]() |
Nossa Avaliação - 9,0 |
Todo mundo sempre fala na maestria da escrita de Charles Dickens. Seus livros mais famosos são "David Copperfield", "Oliver Twist", "Um conto de Natal"e "Um conto de duas cidades" e estou louca para lê-los, mas não posso no momento (por causa do enorme tamanho da minha pilha de leitura).
Na faculdade, li "Great Expectations" em inglês e confesso que não absorvi muito da história, então, quando saiu essa edição da Penguin esse ano de 2012 com tradução do meu ex-professor de tradução literária Paulo Henriques Britto, tive que reler!
"Grandes Esperanças" narra a história de Pip, um órfão criado por uma irmã bem mais velha que ele, ambiciosa e muito cruel, e seu marido Joe, um ferreiro humilde que criava Pip como se fosse seu próprio filho, a quem vê como um futuro ferreiro.
Pip não tem ambições e em sua vida simples não há espaço para luxos até que conhecer a senhora Havisham e sua filha adotiva Estella, por quem Pip se apaixona perdidamente ainda na infância.
A senhora Havisham é uma mulher amarga que vive em uma casa fantasmagórica que parou no dia em que seu noivo a abandonou, mais precisamente no dia de seu casamento. A casa é uma lembrança sombria daquele dia, os relógios parados, o salão ainda decorado para o casamento, o bolo dos noivos mofando no salão fechado. Mas ela tem um objetivo ao adotar Estella: vingança. Ela "treina" Estella para ser uma mulher fria, que atrai a atenção dos homens para depois partir-lhes o coração.
Sendo de uma classe tão inferior, Pip, e sua falta de modos, seu jeito de falar e suas roupas, é humilhado por Estella. Descobre então que jamais poderá tê-la para si, mas acalenta em seu coração que um dia a senhora Havisham há de enviá-lo para estudar nas melhores escolas e ele há de se tornar um cavalheiro para desposar Estella.
Depois de algum tempo, através de um benfeitor anônimo, Pip vai estudar em Londres, abandonando assim a única família que um dia conheceu. As condições da benfeitoria é que Pip receba uma mesada, mantenha seu nome "Pip" e o benfeitor só se revelará quando quiser.
E é aí que a história flui de um jeito absolutamente magistral e vemos Pip se transformando aos poucos, de aprendiz de ferreiro a cavalheiro, deixando de lado certos hábitos e vícios, contraindo outros hábitos e vícios, esnobando a família, sentindo-se envergonhado pelo que um dia foi, correndo atrás da fria Estella, fazendo visitas à senhora Havisham e descobrindo mais e mais sobre o passado que todos querem esconder.

"Grandes Esperanças" já teve inúmeras adaptações, inclusive uma nos dias atuais que não gostei muito com a Gwyneth Paltrow e com o Ethan Hawke de 1998.
Hoje acabei de ver também a estupenda adaptação da BBC que tem passado na HBO dividida em três partes. Quem tiver oportunidade, assista, porque é realmente muito boa. Seguem abaixo os horários de todas as partes:
Grandes Esperanças partes 1, 2 e 3 em sequência.
Dias:
Sábado 10/11 das 8h45 às 11h45 na HBO2
Quarta 14/11 das 19h às 22h na HBOHD
Quinta (FERIADO) 15/11 das 12h30 às 15h30 na HBO
Domingo 18/11 das 12h45 às 15h45 na HBO2
Agora em 2012 acaba de sair mais uma adaptação cheia de VIPs: Helena Bonham Carter como Miss Havisham, direção de Mike Newell (de Harry Potter e o Cálice de Fogo), Ralph Fiennes e Holliday Grainger (de Os Bórgias e Jane Eyre) como Estella!
Ainda não assiste. Alguém aí já viu?
Ficou chique essa resenha com os dias e horários da HBO.
ResponderExcluirValeu!
:D
ExcluirQue bom que vc gostou, fã número 1. Desculpa o atraso!