segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Por que "A Ascensão dos Nove" se só sobraram 7? (Renata Lima)


A Carlinha, autora aqui do blog junto comigo, já falou de Pittacus Lore e de todos os livros já publicados sobre  "Os Legados de Lorien" nesse post aqui, mas não pude deixar de fazer um post específico sobre "A Ascensão dos Nove" porque fiquei com uma dúvida básica. Mas pra quem não lembra do que se trata o livro, vamos em frente:
Nossa Avaliação: 8.5

A sinopse é essa: 
"Antes de encontrar John Smith, o Número Quatro, eu estava sozinha, lutando e me escondendo para continuar viva. Juntos, somos ainda mais poderosos. Mas isso só vai durar até precisarmos nos separar para localizar os outros. Fui até a Espanha em busca da Número Sete e encontrei mais do que esperava: um décimo membro da Garde, que conseguiu escapar vivo de Lorien. Ella é mais jovem que o restante de nós, mas igualmente corajosa. Agora estamos à procura dos outros — de John inclusive."

Com essa sinopse, temos a ideia de que o livro agora será narrado pela Seis, mas não é bem isso! Esse livro tem três narradores: John Smith, o número Quatro, - que encontrou o Nove, mas teve que deixar o humano Sam na caverna dos mogs - a número Sete, Marina, - que estava no convento junto com a Dez, Ella, - e a própria Seis, que junto com Ella, Marina e o Cepân de Ella, Crayton precisam ir até a Índia atrás do Número Oito.

Essa narração múltipla só não confunde porque a fonte muda de acordo com quem está narrando, já que não há qualquer indicação do nome do narrador no começo do capítulo. Só há uma confusão mínima no final, em que todos narram o mesmo capítulo e é preciso um pouquinho a mais de atenção pra saber quem está narrando, mas nada problemático!

Para mim esse é, de longe, o melhor livro da série, com a primeira aparição ao vivo e a cores do ultrasupervilão Setrakus Rá. Os gardes passam por provações, desenvolvem mais legados e começam a interagir com os elementos dentro de suas respectivas arcas.

O que eu não entendi muito bem foi o título no Brasil ser A Ascensão DOS Nove e não "A Ascensão DO Nove" porque não há nove lorienos vivos, já que dos 9 iniciais 3 foram mortos, sobram 6 e então descobrem que há mais uma criança de Lorien que é a Ella, então ficariam apenas 7. Como em inglês é The rise of Nine, creio que Nine diz respeito ao personagem Nove, e seria portanto um nome próprio.

E se o nome for mesmo "A Ascensão do Nove" faz um pouco mais de sentido, mas também não muito, já que Nove não é um dos narradores e nem o personagem central do livro, mas garante umas boas risadas com seu jeito sabe-tudo, seu sarcasmo e seus "brinquedinhos", presentes de seu Cepân já morto. 

Nove poderia então incluir os 7 legados e os dois humanos (Sam e Sarah)? Não entendi bem...

Vale dizer também que Pittacus Lore (que antes era um pseudônimo de dois escritores - James Frey e Jobie Hughes) é agora um pseudônimo apenas de James Frey e dos autores anônimos por contrato que o ajudam a desenvolver a história dos lorienos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. kkkkk ajudar como? acho q a melhor opção é acreditar que estão se referindo ao grupo como um todos, lorienos e terráqueos, pq para mim não faz sentindo ser um livro focado no Nove até porque ele já tem um livro só sobre ele, "OS Legados do Número Nove - Os Arquivos Perdidos".

      Excluir