quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dica do mês: Todo leitor precisa ter um Skoob! (Renata Lima)


Oi, gente, desculpa o atraso na dica do mês, mas eu tinha quase certeza que já tinha postado, enfim, sinais de velhice chegando!
Nossa dica de hoje é que todo leitor tem que ter um perfil no Skoob! Por quê? Descubra abaixo!

Um pouquinho da história do Skoob

Viviane Lordello e Lindenberg Moreira são amigos que sentiram a necessidade de uma ferramenta online para compartilhar com os amigos os livros que gostavam. Em 2009 nasceu o Skoob ("books" ao contrário). Não demorou muito para pessoas fora do grupo de amizade dos dois começassem a se cadastrar. Na primeira semana, 2.500 pessoas já tinham aderido.

O Skoob segue a linha de sites já muito famosos, como o Goodreads com uma vantagem enorme: é tudo em português e a maioria dos livros já publicados em Língua Portuguesa já estão cadastrados. Mas se você também lê em outras línguas, há livros cadastrados em inglês, espanhol, português de Portugal e até em alemão, e caso não haja, você mesmo pode cadastrá-lo!

Mas para que serve o Skoob?

Na verdade, o Skoob serve para muitas coisas, mas nem todo mundo desfruta de todos os seus benefícios. 

Começando do começo, você se cadastra e faz um perfil como em qualquer outra rede social, como o Facebook, por exemplo. Uma vez cadastrado, você vai montar a sua estante.

Lá em cima, na pesquisa do livro, você vai digitar o livro que quer adicionar à sua estante. Usei como exemplo o livro "Crepúsculo". Ao digitar o nome do livro, ele já puxou todos os livros da Saga Crepúsculo, mesmo que fora de ordem. 

Ao clicar em "Adicionar", para colocar o livro na estante, o Skoob dá SEMPRE 6 opções para o status do livro: Lido, Lendo, Vou ler, Relendo, Abandonei ou Excluir (caso você tenha marcado por engano e precise remover da estante). As notas dos livros você pode dar depois que o livro já está na estante, não se preocupe com isso inicialmente.

A ideia inicial então é montar a sua estante com os livros que você já leu, está lendo, vai ler, está relendo ou abandonou. Essa seria a fase 1 da utilização do Skoob: ter uma estante virtual, já que é quase impossível termos todos os livros que já lemos ou queremos ler em casa.

Depois que a fase 1 está concluída e você já está dominando essas ferramentas, vem a fase 2. Dentro de cada livro da sua estante, você pode fazer mil coisas: marcá-lo como favorito, dizer se você deseja esse livro de presente, se você troca esse livro, se ele está emprestado, se você tem ele em casa e se ele esta na sua meta de leitura para aquele ano etc.

Você também pode escolher a prateleira em que quer colocá-lo na sua estante, fazer resenha dele, fazer um histórico de leitura dizendo em que página do livro você está e se está gostando, escolher a capa do livro (já que algumas variam de acordo com a edição ou a editora) e ainda informar a data em que acabou de ler aquele livro.

Meu perfil como exemplo de como pode ficar o seu perfil do Skoob!

Parece muita informação, mas aos poucos você vai desbravando o mundo Skoob, adicionando amigos, editoras, ficando ligado nos últimos lançamentos, participando de sorteios (na aba Cortesias), trocando livros com outros usuários e fazendo da leitura uma atividade mais interativa do que solitária, principalmente depois que você adiciona os seus amigos e pode ver o que eles estão lendo, quantas estrelas deram para tal livro etc. No exemplo acima, a Carlinha deu 3 estrelas para "Cinquenta Tons Mais Escuros" e a Lizzie disse que estava relendo "Meninas de Calças" sem que eu precisasse ir lá no perfil delas fazer essa pesquisa.

Já tem Skoob? Deixa seu perfil aqui nos comentários para que a gente adicione você!!!

Beijos e até a próxima dica!

5 comentários:

  1. Essa dica é show! A Carlinha me falou assim que comecei com minhas leituras e não abro mão do meu skoob. A ferramenta é excelente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não fico sem meu skoob. Sem ele me perco nas minhas leituras kkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Acho que já estou há pelo menos 1 ano no Skoob e o mais legal é ir aos poucos aprendendo a usar todas as ferramentas que ele oferece. Cada dia descubro uma coisa diferente! Além de acompanhar as leituras de vcs, claro!!!

    ResponderExcluir