segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lindas mensagens de um Pequeno Príncipe (Renata Lima)

Nossa Avaliação - 9,0

Falar de "O Pequeno Príncipe" pode ser meio clichê, mas por ser um dos muitos livros que eu amo, não me importo nem um pouco em ser clichê.

Muitos consideram “O Pequeno Príncipe” um livro infantil, mas acredito que é um livro atemporal. Você pode ler aos 10, aos 20, aos 40, aos 100 e toda leitura vai trazer algo novo, algo diferente, uma mentalidade nova, uma perspectiva interessante. 

A história em si é de um menino que é desencorajado pelos adultos a não ser um desenhista. Ele decide virar aviador e, anos depois, seu avião tem uma pane e ele precisa fazer um pouso de emergência no deserto. Sozinho e com pouca água, ele adormece. Ao despertar, vê do seu lado uma criança de cabelos loiros e os dois viram amigos. O Pequeno Príncipe narra a história de seu planeta, o asteroide B-612.

O livro traz lições de amor, de amizade, de carinho, de cuidado sob a ótica infantil. Lições como a da rosa vaidosa e a da Raposa podem passar despercebidas quando lemos o livro ainda criança, como foi o meu caso - porque a primeira vez que li "O Pequeno Príncipe" eu tinha apenas 8 anos, mas ao reler, aos 17, percebi a força das mensagens e a veracidade das palavras e ao reler pela segunda vez, agora aos 32, novamente me emocionei.

Esse é sem dúvida um dos meus livros preferidos e um dos que vou ler e reler para meus filhos quando os tiver!

Eu não me lembro muito do filme, mas lembro de ter visto algumas vezes e não ter gostado muito, não sei bem o porquê, preciso assistir de novo. Ele é de 1974 com  o Gene Wilder (lembra do Willie Wonka da primeira versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de 1971?), então, fica a dica para quem quiser assistir.

6 comentários:

  1. Ok, hora de ser adulta o suficiente para admitir que uma vez eu cheguei a iniciar a leitura de O Pequeno Príncipe mas não consegui concluir... Sei lá, na época eu achei o livro um tanto diferente e não consegui me acertar com ele (apesar de considerar o elefante dentro da cobra algo lindo.. tipo: uma criança consegue enxergar com clareza que um adulto não tem...)
    Pretendo, quando tiver tempo, pegar este livro e ler com calma, degustando cada pedacinho dele.

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha vai comentar dessa vez, Gislaine, pq ainda não li "A Maldição do Tigre"!
      Um dia você pega "O Pequeno Príncipe" e acaba rapidinho! Aí volta aqui e diz o que achou!!!

      Bjs

      Excluir
  2. Engraçado, taí um livro que nunca me atraiu. Muita gente não acredita qdo digo que nunca li "O Pequeno Príncipe". Não vi o filme também, mas não perdia o desenho que passava no SBT. Adorava; achava muito fofo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço gente que sabe do que se trata, mas que também nunca leu, Carlinha! Quem sabe um dia, né?

      Comenta no post da Gislaine sobre "A Maldição do Tigre"? Vc sabe mais disso do que eu! :)
      http://jeito-inedito.blogspot.com.br/2012/09/resenha-maldicao-do-tigre.html

      Excluir
  3. Eu li 2 vezes , da primeira vez eu era bem novinha (li para um trabalho da escola) ,e da segunda vez já era bem mais velha . Sinceramente , não vi graça!! Achei bem chatinho..
    Sempre quando eu falo isso , as pessoas acham um absurdo mas eu realmente não gostei.
    Acho até que era por causa dele que eu detestava ler quando era pequena porque esse foi um dos primeiros livros que eu li e lembro da professora falando que era o melhor livro infantil de todos os tempos.
    Não acho que seja um livro que faça a criança se interessar por leitura . Fiquei meio traumatizada , ainda bem que veio Harry Potter pra mudar a minha vida hahaha

    ResponderExcluir