sexta-feira, 27 de julho de 2012

O mistério da 9ª Legião (Carla Cristina Ferreira)



Hoje farei o caminho inverso: primeiro o filme, depois o livro, porque foi nessa ordem que as coisas
aconteceram. Zapeando pela TV outro dia, me deparei com um filme que falava sobre o colapso do império romano do ocidente, no século V a.C., e sobre seu último imperador, Romulus Augustus.

O filme “A Última Legião” (lançado em 2007) captou minha atenção não apenas pela história de Roma, que sempre me fascina, mas também pelo elenco: Colin Firth e Sir Ben Kingsley nos papéis principais.

A história fala do jovem imperador de 12 anos que, após ter sua família dizimada pelo exército de godos bárbaros, é feito prisioneiro e mantido refém na ilha isolada de Capri, juntamente com seu tutor Ambrosinus (vivido por Kingsley). Sendo conhecedor do mundo e de sua História, Ambrosinus releva-se portador de um grande conhecimento e reconhece que o local de seu cativeiro é uma villa construída pelo imperador Tiberius.

Juntos descobrem uma câmara secreta com a estátua do antigo imperador com sua espada lendária, utilizada em suas campanhas militares e que contém a inscrição “aquele que está destinado a regra”, que mais tarde será interpretado como profecia.

Com a intervenção de Aurelius (Colin Firth), Romulus e Ambrosinus são resgatados e, como não veem mais esperança de viver na Itália, decidem fugir para a Bretanha. Lá, fugindo de antigos inimigos e encontrado novos, conhecerão o segredo da 9º Legião, enviada para Bretanha para proteger os romanos durante a expansão do império, e desaparecida sem deixar rastros.

Nossa Avaliação - 8.0
Ao final do filme é que fiquei sabendo que o mesmo é baseado no livro italiano de mesmo nome de Valerio Manssimo Manfredi, publicado em 2003 pela editora Rocco. Como gostei muito do filme, fui a caça do livro e que surra eu levei para achar o bichinho, mas consegui!

O livro narra com detalhes as construções da época, os perigos e as batalhas, além de uma espetacular fuga durante a erupção do Vesúvio. Faz também uma ponte interessante entre Roma e Bretanha e a tentativa/fracasso em expandir o império, e a transição da História em lenda ou vice-versa.

Apesar de algumas diferenças entre o roteiro e o livro, a história é basicamente a mesma, e o mais legal de tudo é o super gancho do autor para o maior de todos os mitos europeus! Sem dúvida, uma cartada de mestre!


2 comentários:

  1. Carlinha, sempre encontrando livros históricos. Parabéns garota!
    Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nine, mesmo q vc não tenha interesse em ler o livro, o filme vale a pena assistir!

      Excluir