quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Beleza Negra": Pura emoção (Renata Lima)



Nossa Avaliação - 9.5
Quando escrevi sobre o livro "A Minha Amiga Flicka" cometi uma enorme injustiça com um livro que eu li ainda criança e que me fez chorar feito bebê. Um livro apaixonante sobre um corcel negro chama Black Beauty (Beleza Negra) que é mais humano do que muita gente por aí e tem uma vida sofrida, passando por vários donos, muita dor e humilhação, mas também uma vida de dedicação, superação e amor.

Anna Sewell era uma ativista dos direitos animais e pretendia, com esse livro, denunciar os maus tratos cometidos contra os animais, principalmente os cavalos por isso lançou, em 1877, a primeira edição do livro com o título "Beleza Negra, seus cavalariços e companheiros; autobiografia de um cavalo". 

Esse foi o único livro de Anna Sewell, escrito entre 1871 e 1877 quando ela já estava doente aos 57 anos e ditava o livro para sua mãe. Sewell morreu em 1878 de hepatite, apenas cinco meses após a publicação do livro e não viu o sucesso dele.

Capa lindamente texturizada
pela Penguin Books
O livro é narrado por Black Beauty desde seu nascimento até sua "aposentadoria". Ele nos conta como foi ser domado, conviver com outros cavalos que tinham diferentes funções nas casas pelas quais ele passa. Como foi receber um arreio pela primeira vez, ser atrelado à carruagens, ser forçado em pistas de corrida. 

Durante a sua vida, Black Beauty vai fazendo amizades por onde passa e no meio de sua jornada reencontra e perde amigos. E quando ele reconhece seus amigos passando por eles na rua, é de sentar e chorar! Alguns já estão tão maltratados que nem o reconhecem mais!

O livro, apesar de caracterizado como infanto-juvenil, é uma leitura linda em qualquer idade, desde que o leitor tenha a sensibilidade de perceber que, apesar da história ser narrada por um cavalo, o que torna tudo muito surreal para alguns, é uma história de amor de qualquer animal de estimação pelo dono. Black Beauty pode servir de metáfora para qualquer animal que sofre mais tratos, que não tem espaço suficiente para correr e se divertir, que tem uma devoção tão grande pelo dono que jamais o esquece.

Não quero falar muito do livro, nem revelar muito sobre os personagens porque não tem como explicar quem é John e Joe sem comprometer partes da história.

Curiosidade:  É um livro altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1998, categoria tradução/criança

O filme "Beleza Negra" de 1994 é um dos filmes mais fiéis ao livro que eu já vi na vida. Além das belíssimas paisagens, os cavalos são extremamente lindos e passam essa sensação de tristeza, dor, desespero e alegria. São os verdadeiros "atores" do filme. Quem tiver a oportunidade de alugar ou baixar pra ver, vale muito a pena. E preparem também os lencinhos, porque é chororô na certa!

Mês que vem, volto com "Cavalo de Guerra" de Michael Morpurgo, recentemente adaptado por Steven Spielberg.

5 comentários:

  1. Deve ser uma história linda.
    Lembrei do Filme "Spirit - O Corcel Indomável" que minha filha adora.
    Vou procurar esse livro para comprar, pois quando crescer ela vai gostar de ler.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não sei a idade da sua filha, mas é indicado para crianças acima de 8 anos.

      Beijos

      Excluir
  2. A minha filha fará 5 anos em agosto. Mas já vou começar a procurar nos sebos.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse filme achei muito encantador ! que tem sensibilidade no que a vida trás de mas simples, vai entender oquê o filme esta realmente passando para cada um.

    ResponderExcluir