segunda-feira, 26 de março de 2012

A serial killer de Chelsea Cain (Renata Lima)



Chelsea Cain nasceu em 1972 no estado de Iowa, EUA. Estudou Ciências Políticas e trabalhou para um jornal como consultora de opinião. Em 1994, começou a faculdade de jornalismo e teve sua própria coluna. Como trabalho de conclusão de curso, Cain escreveu "Dharma Girl", uma história autobiográfica de sua infância hippie e os anos passados no subterrâneo com os pais devido ao medo que tinham de um ataque atômico durante a Guerra do Vietnã. Um professor gostou tanto do trabalho que encaminhou para uma editora e Cain teve seu primeiro livro publicado. Ela tinha apenas 24 anos.

Ela continuou trabalhando em uma empresa e publicando livros de humor. Também tinha uma coluna em um jornal alternativo de Portland, para onde se mudou. Mas foi só em 2003 que ela se dedicou exclusivamente à escrita, depois de começar a trabalhar para o maior jornal de Portland chamado "The Oregonian". 

"Coração Ferido" foi escrito em 2004, quando Chelsea Cain estava grávida da primeira filha (ela é casada com o dono de uma locadora e crítico de cinema), mas o livro só foi publicado em 2007 e atingiu rapidamente o top da lista dos mais vendidos, assim como "Coração Apaixonado", publicado em 2008, e "Coração Maligno", publicado em 2009. "The Night Season", publicado em 2011, e "Kill you twice", com previsão de lançamento em Agosto de 2012 nos EUA, não têm data de lançamento no Brasil. Mantenha-se informado pelo site da autora na Suma de Letras.

Vamos aos livros:


Nossa avaliação - 9.0
É em "Coração Ferido" que Chelsea Cain começa sua mágica. Ela nos apresenta a Gretchen Lowell, uma mulher linda, inteligente, aparentemente perfeita, se não fosse um certo defeito de fábrica: a mulher é uma psicopata. Pior ainda, ela é uma serial killer

Depois de 10 anos investigando os crimes, que ele tem certeza de que foram cometidos por uma mesma pessoa, Archie Sheridan cai em uma armadilha e é capturado pela louca. Sheridan sabe os requintes de crueldade e todas as torturas usadas pela assassina e antevê sua morte.

Em um livro que nos deixa embasbacados, Chelsea Cain alcançou o inalcançável: fazer uma conexão entre vítima, assassino e leitor. Assim como Archie, nós também desenvolvemos a Síndrome de Estolcomo - onde os sequestrados criam uma relação de dependência, de obsessão e até mesmo de amor com seus sequestradores. 

Quem tem muita frescura problemas com cenas de violência pode não gostar das sessões de tortura.

Nossa avaliação - 8.5
Não posso revelar muito de "Coração Apaixonado" sem spoiler de "Coração Ferido", então vou apenas comentar um pouco do que acontece no livro, já que no começo de "Coração Ferido" nós já sabemos que o detetive Sheridan não morreu depois dos dez dias em poder de Gretchen Lowell. 

Em "Coração Apaixonado" um corpo surge no mesmo local em que a serial killer deixou sua primeira vítima. Se no livro anterior, Sheridan já estava um caco, nesse ele encara mais um dilema: ou se reabilita do vício em remédios para um transplante de fígado ou morre.

Nesse meio-tempo, Gretchen é violentada e, em uma tentativa de transferência de prisão, foge. Será que ela deixará Sheridan em paz, mesmo depois de ele tê-la visitado todos os domingos na prisão? Ou irá atrás do amante torturado? 

É impressionante como Chelsea Cain consegue manter e até elevar o nível de suspense nesse segundo livro e ainda sim adicionar vários segredinhos sujos tanto do detetive quando da assassina.


A pichação era recente. 
Grossas e elegantes linhas vermelhas (...), feitas a lápis ou meramente riscadas. 
A mesma figura, desenhada repetidas vezes. (...) Centenas de minúsculos corações, executados à perfeição com o que parecia ser um marcador vermelho. (...) O coração era a assinatura de Gretchen. 
Ela o gravava em todas as suas vítimas. 
Gravara-o em Archie. 
E agora, ela havia voltado.

Nossa avaliação - 9.0
Em "Coração Maligno" como o próprio título nos diz (em comparação com os outros títulos, que poderiam muito bem ser confundidos com títulos de livros de romance), Chelsea Cain explora muito bem o terror psicológico sem deixar o ritmo cair.

O detetive está internado, Gretchen está foragida - e virou uma celebridade para a mídia, ganhando até admiradores e quem sabe até um fã mais "animado". Uma pichação aparece em um banheiro imundo de beira de estrada e lá estão todos os elementos para uma história de arrepiar.  

Se nos outros volumes o bem e o mal já se misturavam, se fundiam e se separavam, neste a maldade impera. A covardia do detetive que quer se refugiar na clínica e sabe que não pode, a crueldade dos novos assassinatos e as revelações do passado dos dois juntos. Muito bom!

Falando um pouquinho sobre as capas, elas foram feitas pela Pronto Design sobre o design original das capas inglesas. A capa do primeiro livro não é lá grande coisa, a do segundo é melhor e a do terceiro é perfeita, ilustrando a cena da pichação no banheiro!

Uma curiosidade: já disseram que os livros serão adaptados para a telona. Eu só vejo exagero em criar um site para a seria killer Gretchen Lowell (as fotos são da provável atriz/cantora que irá interpretá-la Storm Large).

15 comentários:

  1. Muito bom! Não sei de onde vocês acham autores que nunca ouvi falar. Estou amando esse site.
    Ah, e já comecei a ler "Não conte a ninguém". Quando acabar comento o post do ator. Bjnhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, que legal que vc gostou!!! O que achou da nova cara do site? Comente sim sobre o Harlan Coben. Eu acabei de ler "Quando ela se foi" ontem. Ficou meio confuso no final, mas achei muito bom também!!!

      Excluir
  2. Ah sempre fui louca para ler os livros desta autora, mais ainda não tive oportunidade. que post lindo, adorei, parabéns.
    Estou seguindo seu blog, vi um comentário seu em um blog que eu sigo.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brih,
      Que legal que você descobriu a gente! Vou visitar seu blog mais tarde. Já achei a carinha dele super original, mas preciso de tempo pra ler e deixar comentários, mas já estou seguindo lá!

      Sou suspeita pra falar de Chelsea Cain. Tem gente que AMOU o livro, mas os mais sensíveis não gostaram muito das cenas mais fortes - e o livro é cheio delas.

      Depois que ler, diz se você gostou e se a resenha te ajudou em alguma coisa.

      Beijos,

      Renata

      Excluir
  3. Eu li, essa trilogia, e adorei! É viciante!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa adorei o blog e principalmente este post. Sou apaixonada por essa trilogia. Mas espero que eles lancem todos os volumes aqui no Brasil.
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, essa trilogia está me deixando maluca.
    Li o primeiro livro e amei. Acabei de ler o segundo e quero mais. Chelsea conseguiu desenvolver uma psicopata que não prende só ao Archie, mas aos leitores também.
    Essa indicação foi SHOWWWWWWWWWWWWWW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz que vc tenha gostado, Aline. Já tem mais dois livros pra sair. The Night Season e Kill you Twice. Vou perguntar lá na Suma se tem previsão de lançamento!
      Bjs

      Excluir
  6. Ai Meus Deus! Se a Aline gostou desse jeito é pq o negócio é bom mesmo!
    A Rê já deixou os três livros comigo, mas estou com tanta coisa pra ler que ainda não tive tempo de dar uma chance para Chelsea. Tô super curiosa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou em cólicas. Acho q vou deixar P. D. James de lado e vou encarar a Chelsea... Brincadeirinha... Tô quase acabando, a psicopata será a próxima, com certeza!

      Excluir
  7. Tenho q confessar que devorei os três livros e virei fã! Quero mais!
    Não sei por quem torcer... Pelo Archie, pela Gretchen ou pela Susan!

    ResponderExcluir
  8. encomendei os meus pelo Estante virtual só que só achei os dois primeiros e assim que chegar irei devora-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga minha estava vendendo o 3o por 25 reais + frete, quer que eu veja pra vc?

      Excluir
  9. Adorei a resenha, Renata! Vou começar o primeiro volume agorinha mesmo! Beijocas.
    PS: Se eu conseguir terminar a tempo coloco no desafio principal de abril, rs.

    ResponderExcluir