quarta-feira, 7 de março de 2012

Leituras de Fevereiro (Renata Lima)

Conforme prometido do post anterior, voltei pra falar das minhas leituras de fevereiro. O que acho importante ressaltar é que fevereiro foi um mês bastante atípico por causa do carnaval. Como não curto muito blocos de rua, nem desfiles de escola de samba e não tinha grana pra viajar pro Pólo Norte pra curtir um friozinho, fizemos algumas coisas em casa (festas de aniversário da Katia, da tia Leila e da minha irmã), mas fora isso o carnaval foi apenas uma semana legal pra ficar em casa, acordada até às 4h da manhã fazendo o que eu realmente gosto: ficar com o maridão e os dogs, ler e ver TV.

Para ler as sinopses, cliquem na CAPA dos livros.

Vamos às leituras de fevereiro então:

Nossa avaliação - 5.0
"Sereia" da Tricia Rayburn. Camila e eu estávamos dando uma volta pelo sebo lá na Avenida Passos e demos de cara com esse livro. A sinopse (cliquem na capa para lerem a sinopse) é interessante, a capa do livro é muito bonita, estava bem barato, então resolvemos trazer. Para mim, que tenho aquela ideia antiga de sereia com rabo de peixe, foi um tanto decepcionante. Tem gente que vai me dizer que essas ideias antigas estão mudando. Tipo o vampiro que brilha no sol... Tá, concordo. Quando li "Crepúsculo", abstraí isso e fui levando na boa até porque eles não ficam falando nisso o tempo todo. Mas com o "Sereia" não dá. O livro é bom, bem escrito, bem traduzido, com poucos erros, mas para mim foi bem complicado abstrair da ideia de que as sereias vivem entre nós, bebendo água do mar pra permanecer jovem e outras coisas que não posso contar pra não estragar a história pra quem ainda vai ler. Eu recomendo que leiam o livro sem criar muita expectativa e voltem aqui pra debater o final comigo porque fiquei com um ponto de interrogação que talvez seja resolvido com o segundo ou terceiro livros "Undercurrent", que já tenho em inglês, mas não está entre minhas prioridades de leitura, e "Pulse".

Nossa avaliação - 7.0
"O Príncipe da Névoa" do Carlos Ruiz Zafón. A Carla vivia me falando pra ler "A Sombra do Vento" e "O Jogo do Anjo", até que finalmente na Bienal do ano passado, resolvi comprar os livros do autor e realmente não me arrependi. Ainda não consegui ler "O Jogo do Anjo", é o próximo da minha lista de leitura, mas já li “A Sombra do Vento”, “Marina” e agora o primeiro livro da Trilogia da Névoa, “O Príncipe da Névoa”. Só posso dizer que Zafón merece um post só dele e já estamos preparando um, podem ficar tranquilos.  Acho que li o livro em três ou quatro dias e em pdf. Gostei muito. Achei a história envolvente, achei os personagens bem conectados e as qualidades descritivas tipicamente “zafonianas” estão todas lá. A ideia de alguém que concede um desejo e vem cobrar anos e anos depois é desenvolvida de uma forma muito interessante. Adoro as cenas finais no barco. Mais um livro que fala de amizade e de altruísmo. E quem não precisa disso nos dias de hoje? Muito recomendado! Quem quiser, pode me pedir que envio por e-mail.

Nossa avaliação - 5.5
"Os Estranhos" de Stephen King. O título traduz tudo. É um livro estranho, com personagens em estado de consciência alterado. Quando terminei de ler, acho que até o meu estado de consciência estava alterado. É um suspense misturado com ficção científica – e não sou muito fã de ficção cientifica, por isso se alguém tivesse me alertado sobre isso antes, eu provavelmente nem leria o livro in the first place. Mais um livro que se passa em Haven. Então, atenção aí!

Nossa avaliação - 9.0
"Sombras da Noite" de Stephen King. O livro reúne diversos contos do Stephen King. Sou fã do autor, então é impossível não amar. Há contos mais fortes e contos mais fracos no sentido de intensidade de suspense. E também há contos chatinhos. Mas no geral o livro é melhor do que o volume II de “Pesadelos e Paisagens Noturnas”. Eu gosto muito do primeiro conto, que nos leva de volta a Salem’s Lot – presente em vários livros e contos do King, palco de atrocidades inimagináveis.


Nossa avaliação - 7.0
"O Pacto" de Joe Hill. Não se deixe enganar pelo título... "Horns" é o título em inglês, que deveria ser "Chifres" em português, porque os chifres são os protagonistas da história, mas virou "O Pacto", apesar de não ter pacto nenhum . O livro é bom, a história é interessante, mas tem horas que dá vontade de largar, principalmente quando Ig começa a lembrar de toda a sua vida com Merrin. Achei que aí rolou uma encheção de linguiça, apesar de ter alguns capítulos essenciais pra história em si. Ig Perrish acorda e virou uma espécie de diabo com chifres e tudo e as pessoas que encontram com ele acabam revelando segredos e depois esquecem que o viram. Poderia ser uma história muito mais interessantes, se o personagem não tivesse sido acusado de estuprar e matar a namorada. Torturado com isso, ele passa o livro todo colhendo informações e buscando o verdadeiro assassino. A atmosfera do livro é pesada, você sente a agonia do Ig o tempo todo. Eu diria que é um livro de terror psicológico que dá certo (contrapondo com o livro "Jogo Perigoso" do Stephen King). Demorei para ler. E adivinhei o assassino no meio da história. E como não gosto de histórias previsíveis, dei nota 3 no Skoob. O que é interessante dizer é que ele é filho do Stephen King – a burra aqui não sabia disso – e o livro dele “Estrada da Noite” é muito bom. Pelo menos minha prima Camila e eu achamos isso. Acho que ele está se especializando no herói que na verdade é um anti-herói. E acabo de saber que o livro vai virar filme.

Nossa avaliação - 4.0
"Amor é Prosa, Sexo é Poesia" de Arnado Jabor. Que Arnaldo Jabor é um dos homens mais inteligentes do Brasil, ninguém duvida. De língua afiada, com consciência social, interessante em tudo que fala. FATO! Mas infelizmente não gostei do livro. As crônicas e memórias da infância e da adolescência na forma de lidar com amor e sexo não me prenderam e eu só li o livro até o fim porque não estava disposta a abandonar mais um livro pela metade. Gosto mais do Jabor político, denunciando o que ninguém denuncia, como no texto sobre a segregação no Fashion Mall.




Sobre os livros "A Rainha do Castelo de Ar" e "Sangue Quente", os dois terão posts separados que Carlinha e eu já estamos preparando! 

2 comentários:

  1. Adorei os seus comentários sobre os livros (uhuuul arrasou!), mas acho UM ABSURDO vc não ter lido "O Jogo do Anjo" , ainda mais depois de ter sido tão bem recomendado (por mim ).
    Os melhores livros que eu li ultimamente são dele e eu ja to louca pra ler "O Principe da Nevoa" !

    Esse blog ta me inspirando a voltar pra minha leitura que ta parada desde o carnaval !!!

    Beijooooss Camila

    ResponderExcluir
  2. Cacá, AINDA não li, mas já estou corrigindo esse erro básico. É que é muita coisa pra ler...

    Que bom que você está ficando inspirada em voltar a ler por causa do blog. Eu também, vou seguir umas dicas da Carlinha.

    Beijos

    ResponderExcluir